DOR NO JOELHO NO SPINNING
Muitas pessoas reclamam de dor nos joelhos durante aulas de spinning e ficam confusas sobre continuar ou parar as aulas. Teoricamente a prática do spinning é uma atividade de baixo impacto e a maioria das pessoas pensa que esse tipo de atividade não pode machucar os joelhos, o que não é verdade. A prática do spinning pode provocar lesões e dor nos joelhos e pode também agravar lesões prévias.
DOR NO JOELHO NO SPINNING
O spinning é uma atividade física aeróbica que consiste em pedalar uma bicicleta estática especial num ambiente fechado. O spinning é também conhecido como ciclismo indoor. A modalidade é bastante comum em clubes e academias. As salas de spinning costumam ter várias bicicletas, músicas altas, telões e luzes coloridas para incentivar e deixar a prática mais divertida. A bicicleta usada para a prática do spinning permite diversos ajustes para a adaptação ergonômica do praticante. O aluno de spinning pode pedalar sentado ou em pé. A pegada no guidão da bicicleta de spinning permite ajustes de altura e as marchas podem ser trocadas para diminuir e/ou aumentar a resistência às pedaladas. As posições ergonômicas adotadas durante as pedaladas resultam no trabalho de diferentes grupos musculares. As pedaladas trabalham com bastante intensidade os músculos dos membros inferiores, especificamente os músculos do joelho. A articulação do joelho acaba sendo bastante solicitada durante a prática do spinning e o aluno pode experimentar dor nos joelhos em algumas situações. Não é normal sentir dor durante a prática do spinning.
MOVIMENTO DE PEDALAR
O movimento de pedalar, dependendo de vários fatores, pode fazer bem ou mau para os joelhos. O spinning é classificado como uma atividade de baixo impacto. Teoricamente atividades de baixo impacto fazem bem aos joelhos. O problema do spinning é que o movimento de pedalar é repetitivo. A associação do movimento repetitivo de pedalar com o posicionamento incorreto do praticante na bicicleta, ter a musculatura dos membros inferiores não condicionada fisicamente, ter a bicicleta não ajustada ergonomicamente para o biotipo do praticante e treinar de maneira errada, sem orientação profissional, podem causar dor e lesões nos joelhos. Existem ainda praticantes de spinning que já têm alguma lesão no joelho e as pedaladas podem acabar agravando a lesão prévia.
CUIDADOS
A prática do spinning deve sempre ser feita com orientação de um educador físico. O instrutor ajudará o aluno a ajustar a bicicleta ao seu porte físico. O aparecimento de dor nos joelhos durante as pedaladas é um aviso do corpo de que alguma coisa pode estar errada. Excesso de pedaladas, excesso de esforço nas pedaladas e lesões prévias são as causas mais comuns do aparecimento de dor nos joelhos durante a prática do spinning. As lesões de joelho mais comuns causadas e/ou agravadas pelo spinning são: condromalácia patelar, artrose patelofemoral, lesão meniscal, distensão muscular, síndrome do trato iliotibial, tendinite patelar e tendinite quadricipital.
ESPECIALISTA
O praticante de spinning que experimenta dor nos joelhos durante as aulas deve avisar o instrutor do problema e consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a causa da dor.