INFECÇÃO NO JOELHO
Infecção no joelho é a invasão e a proliferação de um agente infeccioso nos tecidos que formam a articulação do joelho. Bactérias, vírus, fungos e protozoários são os agentes infecciosos que podem infectar o joelho. Esses agentes infecciosos podem comprometer a pele, as bursas, o espaço intra-articular e os ossos da articulação. Uma infecção no joelho pode ser grave, principalmente quando o agente infeccioso penetra o espaço intra-articular.
INFECÇÃO NO JOELHO
Infecção no joelho é o quadro patológico caracterizado pela invasão e proliferação dos tecidos que formam a articulação do joelho por um agente infeccioso como bactéria, vírus, fungo ou protozoário. Um joelho infectado é considerado uma emergência ortopédica, principalmente quando a infecção atinge o espaço intra-articular, comprometendo o líquido sinovial. A infecção da cavidade articular é chamada de artrite séptica. Se não for diagnosticada e tratada rápida e agressivamente, a infecção no joelho pode destruir a cartilagem. Quadros infecciosos avançados podem colocar em risco a vida do paciente.
FORMAS DE CONTAMINAÇÃO
A infecção no joelho pode ter origem em um ferimento na região da articulação, em um procedimento cirúrgico, em uma infecção próxima ou ter sido disseminada pela circulação sanguínea. Essas são as formas mais comuns de contaminação da articulação pelos agentes infecciosos. A pele, as bursas, a cavidade articular e os ossos do joelho são as estruturas articulares mais frequentemente infectadas.
SINTOMAS
Os sintomas de um quadro infeccioso no joelho são: dor, diminuição da mobilidade articular, inchaço, vermelhidão, calor local, febre alta, mal-estar geral, sudorese e tremores. A dor e o inchaço de um joelho infectado costumam ser intensos. Tentar movimentar a articulação é muito doloroso. Os sintomas de infecção aparecem e podem ficar intensos em muito pouco tempo. Em casos de ferimentos ou cirurgias recentes pode haver drenagem de líquido serosanguinolento ou pus do joelho infectado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de infecção no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. A análise laboratorial ( bacterioscopia, cultura e antibiograma ) de uma amostra coletada de tecido, do líquido que está drenando do ferimento ou do líquido sinovial ajudam no diagnóstico da infecção no joelho. Identificar o agente infeccioso é importante para a escolha do antibiótico mais adequado para combatê-lo. Hemograma completo, VHS, PCR, RX e ressonância magnética são outros exames frequentemente solicitados pelo médico especialista para ajudar no diagnóstico do quadro infeccioso.
TRATAMENTO
Uma infecção no joelho é uma condição séria e que exige tratamento em ambiente hospitalar. O paciente deverá ser internado para o tratamento da infecção. O tratamento depende das estruturas afetadas, extensão, profundidade e gravidade do quadro infeccioso. Normalmente o tratamento consiste na combinação de limpeza cirúrgica e antibióticos intravenosos. A limpeza cirúrgica do espaço articular pode ser feita através de uma artroscopia. Amostras dos líquidos dos locais infectados são colhidas para análise laboratorial antes da limpeza cirúrgica.
ESPECIALISTA
Infecções no joelho costumam ser graves. Diagnóstico precoce e tratamento agressivo são fundamentais para a resolução do quadro infeccioso. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado no caso de suspeita de infecção no joelho.