LESÕES DO JOELHO NA GINÁSTICA

LESÕES DO JOELHO NA GINÁSTICA

O joelho é a articulação que tem a maior taxa de lesões graves em ginastas, afastando o atleta lesionado de treinos e competições por longos períodos. As lesões do joelho na ginástica costumam ser mais graves do que em outras modalidades esportivas. Essas são as conclusões de vários estudos científicos. A maioria dos ginastas terá alguma lesão nos seus joelhos durante a sua vida atlética. Reduzir as taxas de lesões em ginastas, principalmente as lesões envolvendo os joelhos, é uma preocupação constante das comissões técnicas, atletas e suas equipes médicas.

GINÁSTICA

Ginástica é a prática sistematizada de exercícios físicos para tornar o corpo mais forte e ágil. A ginástica surgiu na Grécia Antiga a partir dos exercícios físicos praticados pelos soldados gregos nos ginásios. A ginástica envolve modalidades competitivas e não competitivas que envolvem a prática de uma série de exercícios físicos que exigem força muscular, flexibilidade e coordenação motora. A ginástica é dividida em 5 campos de atuação: condicionamento físico, competição, fisioterapia, demonstração e conscientização corporal. Dentro da modalidade competitiva destacam-se duas modalidades: ginástica artística e ginástica rítmica. O Brasil tem excelentes atletas dessas duas modalidades que se destacam mundialmente.

FATORES DE RISCO

Os estudos científicos citam os seguintes fatores de risco para o desenvolvimento de lesões nos joelhos dos ginastas: forças de alto impacto, exercícios repetitivos, início das atividades na pré-puberdade, erros no condicionamento e fortalecimento muscular, técnicas erradas de aterrissagem, excessos de treinos e competições, erros no alongamento muscular, erros de técnica na execução dos exercícios e erros na progressão dos exercícios nos equipamentos.

LESÕES JOELHO GINÁSTICA

LESÕES MAIS COMUNS

As lesões mais comuns envolvendo os joelhos dos ginastas são: lesão patelofemoral, hoffite, bursite, tendinite, tendinose, síndrome do trato iliotibial, inflamação de plica sinovial, doença de Osgood-Schlatter, doença de Sinding-Larsen-Johansson, lesão da placa epifisária, fratura óssea, lesão condral, rotura de ligamento e rotura de menisco. Algumas dessas lesões precisam de intervenção cirúrgica para tratamento como, por exemplo, a rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ). A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais temidas porque exige, além de cirurgia, o afastamento do atleta das suas atividades por vários meses.

REABILITAÇÃO

A reabilitação após uma lesão de joelho num ginasta possui várias fases que devem ser respeitadas para que o processo de recuperação seja rápido e bem-sucedido. O processo de reabilitação deverá ser orientado, preferencialmente, por um fisioterapeuta com especialização na área esportiva. O retorno às atividades esportivas só deverá acontecer após o pleno restabelecimento do joelho machucado.

LESÃO JOELHO GINÁSTICA

PREVENÇÃO

As ações de prevenção de lesões nos joelhos em ginastas têm como objetivo diminuir a incidência e/ou a gravidade dos machucados. As ações mais comuns para a prevenção das lesões envolvem programas de condicionamento físico, alongamento e fortalecimento muscular, exercícios para melhora da propriocepção, além de ênfase nas técnicas para a execução correta dos exercícios.

ESPECIALISTA

Lesões do joelho na ginástica são relativamente comuns. Um médico ortopedista especialista em joelho deverá ser consultado sempre que um ginasta sentir algum incômodo ou dor na articulação do joelho durante a prática dos exercícios desse esporte.