DOR NO JOELHO AO DEITAR

DOR NO JOELHO AO DEITAR

Dor no joelho ao deitar é um sintoma não muito comum e pode ser causado por várias condições médicas que comprometem a articulação do joelho. O paciente com esse tipo de sintoma relata que passa o dia inteiro fazendo as suas atividades e se movimentando sem sentir nada no joelho e que à noite, na hora que vai descansar, o joelho de repente começa a doer quando ele se deita na cama. Como isso é possível? Por que o joelho de alguns pacientes começa a doer quando eles se deitam para descansar e o joelho está parado e sem suportar peso?

DOR NO JOELHO AO DEITAR

Dor no joelho ao deitar na cama é um sintoma que intriga os pacientes. Muitos ficam até envergonhados ao contar o que estão sentindo para o médico porque acham que o especialista não vai acreditar no que eles estão relatando. A situação acontece assim: o paciente passa o dia inteiro fora de casa fazendo as suas atividades diárias e não sente absolutamente nada no joelho. À noite, depois de chegar em casa, na hora em que vai descansar, o paciente percebe que o joelho começa a doer assim que ele deita na cama. Esse tipo de dor costuma deixar o paciente bastante preocupado e o sono costuma ser comprometido porque, dependendo da intensidade da dor no joelho, o paciente não consegue pegar no sono. A maioria dos pacientes acredita que a dor se deve à exaustão muscular devido às atividades diárias, mas percebe que alguma coisa não está bem porque a dor persiste por vários dias e não vai embora com o descanso do corpo.

DOR NO JOELHO QUANDO DEITA

ACÃO HORMONAL

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Ele é um anti-inflamatório natural. Durante o dia o nível de cortisol no sangue é elevado, mas durante a noite, a partir da hora em que o corpo vai descansar, o nível de cortisol sanguíneo diminui e, consequentemente, o seu efeito anti-inflamatório também diminui. Um joelho inflamado, acometido por alguma condição médica, passa a ficar dolorido devido à inatividade do corpo quando o paciente se deita na cama para descansar. Durante a vigília o joelho não dói porque o cortisol está elevado no sangue e o paciente está distraído com as suas tarefas. Ao deitar na cama, o cortisol sanguíneo diminui e não existem mais as distrações do cotidiano. A percepção de dor no joelho, então, aumenta. Algumas doenças são conhecidas por provocar dor no joelho ao deitar. As mais comuns são: artrite reumatóide, artrose, gota, bursite, tendinite patelar, síndrome do trato iliotibial e um tumor chamado de osteoma osteóide. Lesões condrais e condromalácia patelar também podem provocar dor no joelho durante o descanso.

DOR JOELHO QUANDO DEITA

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa de dor no joelho ao deitar na cama é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. Exames de imagem são importantes. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para diagnosticar as doenças e lesões no joelho. Exames de sangue e análise do líquido sinovial do joelho também são importantes e ajudam no diagnóstico das doenças reumáticas.

ESPECIALISTA

Pacientes que sentem dor no joelho ao deitar devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e iniciar o tratamento correto.