
ELETRONEUROMIOGRAFIA DO JOELHO
ELETRONEUROMIOGRAFIA DO JOELHO
ELETRONEUROMIOGRAFIA DO JOELHO
Eletroneuromiografia do joelho é um exame fundamental para o diagnóstico das patologias dos nervos e dos músculos da articulação. As neuropatias e as miopatias do joelho podem ser diagnosticadas através do estudo da atividade elétrica dos nervos e músculos da articulação. O exame é muito importante para o médico especialista identificar doenças de origem neurológica e/ou muscular que comprometem a articulação do joelho. O exame também serve para o acompanhamento médico da evolução das patologias neuromusculares envolvendo o joelho.
ELETRONEUROMIOGRAFIA DO JOELHO
A eletroneuromiografia ( ENMG ) é um exame diagnóstico avançado indicado por médicos especialistas para avaliar a função dos nervos e dos músculos ao redor da articulação do joelho. O exame fornece informações muito importantes sobre a atividade elétrica dos músculos e também da condução elétrica dos nervos, permitindo o diagnóstico das disfunções neuromusculares que afetam os movimentos, a estabilidade e a sensibilidade da articulação do joelho. Lesões musculares, neuropatias e miopatias envolvendo o joelho podem ser diagnosticadas através do exame de eletroneuromiografia.
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR
Junção neuromuscular é o ponto de comunicação entre um nervo motor e o músculo esquelético. A junção neuromuscular é fundamental para controlar os movimentos do nosso corpo. Na junção neuromuscular os impulsos elétricos do sistema nervoso são transmitidos para os músculos, permitindo que as fibras musculares se contraiam e realizem os movimentos musculares e articulares coordenados. Essa transmissão é feita através de neurotransmissores que facilitam a comunicação entre as células nervosas e as células musculares. O principal neurotransmissor da junção neuromuscular é a acetilcolina. A junção neuromuscular é formada pela interação entre nervo motor, membrana do músculo esquelético e neurotransmissores. São essas estruturas que facilitam a comunicação entre os nervos e os músculos do nosso corpo. Quando um impulso elétrico atinge o final de um nervo motor, a acetilcolina é liberada na fenda sináptica e, ao se ligar aos receptores do músculo, desencadeia a contração muscular. Através do exame de eletroneuromiografia do joelho é possível diagnosticar patologias que interferem na função neurológica e muscular, como lesões musculares, neuropatias e miopatias.

ELETRONEUROMIOGRAFIA
O exame de eletroneuromiografia do joelho é dividido em dois exames principais: a eletromiografia ( EMG ) e o estudo da condução nervosa. Os dois exames são realizados juntos para analisar a atividade elétrica neuromuscular ao redor do joelho. A eletromiografia avalia as atividades elétricas dos músculos ao redor do joelho. Pequenos eletrodos de agulha são inseridos diretamente nos músculos e/ou na superfície da pele para detectar a atividade elétrica quando os músculos são contraídos. A eletromiografia detecta lesões musculares, atrofias musculares e lesões neuromusculares. No estudo da condução nervosa um pequeno impulso elétrico é aplicado nos nervos do joelho. A resposta dos nervos é medida para avaliar a velocidade e a eficácia da condução dos impulsos nervosos. O estudo da condução nervosa detecta neuropatias, compressões e/ou lesões nervosas.
INDICAÇÕES
O exame de eletroneuromiografia do joelho é indicado para se diagnosticar neuropatias periféricas, lesões musculares, doenças neuromusculares, compressões nervosas e avaliação pós-cirúrgica. O exame faz o diagnóstico preciso da função neuromuscular, serve para monitoramento pós-lesão ou pós-cirúrgico e para o diagnóstico de patologias neuromusculares. Problemas neuromusculares podem precocemente serem diagnosticados através do exame de eletroneuromiografia.
ESPECIALISTA
O exame de eletroneuromiografia do joelho é feito por médicos especialistas em neurologia ou fisiatria. A indicação para o exame, no entanto, costuma ser feita por um médico ortopedista especialista em joelho.