
DOR NO JOELHO NA ELEVAÇÃO PÉLVICA
Dor no joelho na elevação pélvica é uma queixa relativamente comum nas academias de ginástica, principalmente entre as mulheres. A elevação pélvica, também conhecida como elevação do quadril, ponte ou extensão do quadril, é um dos exercícios preferidos das mulheres nas academias de ginástica porque é o exercício que trabalha e fortalece principalmente os músculos glúteos, além de trabalhar os músculos do abdome, da coluna lombar e das coxas. A elevação pélvica é o exercício perfeito para aumentar os glúteos. A execução desse tipo de exercício, seja na sua forma livre ou com auxílio de equipamentos, sobrecarrega bastante os joelhos, podendo causar lesões e/ou piorar lesões pré-existentes.
DOR NO JOELHO NA ELEVAÇÃO PÉLVICA
Dor no joelho na elevação pélvica acontece porque o exercício sobrecarrega bastante a articulação do joelho. A execução da elevação pélvica é feita com a pessoa deitada estando os dois joelhos fletidos a 90 graus. A partir dessa posição inicial a pessoa deve levantar devagar as costas e a pelve do chão até a altura máxima que conseguir. Esse tipo de exercício serve para fortalecer os músculos glúteos, os músculos do abdome, os músculos da região lombar e os músculos das coxas. Pode ser feito de forma livre, com o acréscimo de pesos no abdome ou em equipamentos próprios para esse tipo de exercício. O joelho é sobrecarregado durante a execução da elevação pélvica, que trabalha intensamente o músculo quadríceps femoral. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Biomecanicamente falando o joelho funciona como uma alavanca que multiplica as forças nele aplicadas. O peso corporal, acrescido ou não dos pesos extras e/ou da carga programada no equipamento de ginástica, é multiplicado no joelho, pelo efeito de alavanca, durante a execução da elevação pélvica. Esse tipo de exercício pode causar lesões nos joelhos e/ou piorar lesões pré-existentes. Condromalácia patelar, tendinite quadricipital, tendinite patelar, hoffite e lesões meniscais são as lesões mais comuns que podem ser causadas pela execução repetitiva da elevação pélvica.
CAUSAS PRINCIPAIS
Várias são as causas que podem provocar ou piorar a dor no joelho durante a execução da elevação pélvica. As causas mais comuns são o alinhamento inadequado dos joelhos, tensão excessiva do quadríceps femoral, fraqueza muscular dos grupos musculares trabalhados, execução inadequada do exercício e presença de doenças e/ou lesões pré-existentes no joelho.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da dor no joelho na elevação pélvica é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares de imagem. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para se diagnosticar a causa da dor no joelho. É o principal exame solicitado pelo médico especialista.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho causada pelo exercício de elevação pélvica é direcionado à causa da dor diagnosticada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento é conservador com repouso dos exercícios, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Lesões envolvendo a cartilagem da articulação patelofemoral podem ser tratadas com a infiltração intra-articular de ácido hialurônico. O tratamento cirúrgico pode ser indicado para o tratamento de lesões mais graves.
PREVENÇÃO
A prevenção da dor nos joelhos ao fazer a elevação pélvica pode ser feita com a execução do exercício com a técnica correta, alongamento e fortalecimento prévio dos grupos musculares trabalhados na elevação pélvica e aquecimento muscular antes de iniciar os exercícios.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho durante a prática de exercícios na academia de ginástica. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que os exercícios na academia provocarem dor no joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da causa da dor podem evitar problemas mais sérios no futuro.