O JOELHO É UMA ALAVANCA

O JOELHO É UMA ALAVANCA

O joelho é uma alavanca que multiplica as forças nele aplicadas permitindo os movimentos necessários para nossas atividades cotidianas. As forças geradas pelos músculos do joelho permitem a movimentação dos ossos que formam a articulação, resultando em ações complexas e poderosas como, por exemplo, andar, correr, saltar e levantar pesos. Essas ações só são possíveis graças à biomecânica da articulação do joelho que funciona como uma alavanca.

O JOELHO É UMA ALAVANCA

O joelho é uma alavanca que multiplica as forças dos músculos ao seu redor transformando-as em movimentos articulares. A transformação de uma contração muscular em movimento corporal acontece por um complexo mecanismo que envolve o sistema nervoso, músculos e articulações. A chave biomecânica de todo esse processo está na alavanca formada pelas articulações. O joelho é a maior, mais complexa e mais importante articulação do nosso corpo. Quase todos os movimentos que fazemos no dia a dia dependem do bom funcionamento do joelho, que funciona como uma poderosa alavanca durante todos os seus movimentos.

ALAVANCA

Na física a alavanca é definida como sendo um objeto rígido que, apoiado em um ponto fixo, pode multiplicar a força nele aplicada. Uma alavanca funciona por causa de três elementos: força, fulcro e resistência. Biomecanicamente falando, o joelho humano é uma alavanca de terceira classe onde a força é a contração muscular, o fulcro é a própria articulação e a resistência é o peso da perna acrescido ou não de uma carga externa. Uma alavanca de terceira classe favorece a velocidade e a amplitude do movimento. É por isso que conseguimos mover a perna rapidamente para correr, saltar, chutar e mudar de direção.

ALAVANCA DO JOELHO

IMPORTÂNCIA DO JOELHO COMO ALAVANCA

A articulação do joelho, funcionando como uma alavanca, tem papel fundamental em quase todas as atividades físicas que fazemos no nosso dia a dia. Andar, correr, subir e descer escadas, agachar, ajoelhar e saltar são movimentos que acontecem devido à alavanca formada pelo fêmur, patela e tíbia, que são os três ossos que formam o joelho. A biomecânica do joelho é estudada por treinadores físicos, fisioterapeutas, médicos ortopedistas e atletas que usam o conhecimento para melhorar a performance atlética, prevenir lesões e reabilitar estruturas musculoesqueléticas lesionadas.

FALHA DA ALAVANCA

A alavanca do joelho pode não funcionar perfeitamente ou pode falhar em casos de lesões no joelho ou doenças degenerativas como a artrose e a condromalácia patelar. O rompimento de ligamentos, lesões meniscais, tendinites, desgastes da cartilagem, distensões ou desequilíbrios musculares são alguns exemplos de problemas ortopédicos que comprometem a alavanca do joelho. Essas condições médicas geram sintomas como dor, inchaço e instabilidade articular que comprometem os movimentos do joelho.

PREVENÇÃO DE LESÕES

O bom funcionamento da alavanca do joelho depende da integridade de todas as estruturas anatômicas que formam a complexa articulação do joelho, da integridade do sistema nervoso, do equilíbrio, da boa força e do bom alongamento muscular. Fortalecer e alongar os músculos do joelho ajuda na prevenção de lesões articulares.