FISIOTERAPIA APÓS CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho é uma das cirurgias mais realizadas na área da Medicina Esportiva. O sucesso da cirurgia depende do procedimento cirúrgico em si e da reabilitação depois da cirurgia.
CIRURGIA DO LCA
Os fatores que mais influenciam o bom resultado da cirurgia são: a experiência do médico que vai fazer a cirurgia, a técnica utilizada e os implantes usados para a fixação do enxerto. A escolha de um hospital com centro cirúrgico equipado para esse tipo de cirurgia – que é toda feita por vídeo – também é muito importante.
FISIOTERAPIA PARA O LCA
A reabilitação depois da cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho é fundamental. Sessões de fisioterapia devem ser feitas por alguns meses. Nossos pacientes já iniciam o processo de reabilitação no pós-operatório imediato, ainda internados no hospital, ou, quando possível, até antes da cirurgia. Fisioterapeutas especialistas devem fazer todo o acompanhamento e os protocolos internacionais mais modernos devem ser utilizados.
PROPRIOCEPÇÃO
A parte mais importante dos protocolos fisioterápicos é o momento da reeducação proprioceptiva do joelho, também chamada de reeducação sensório-motora ou reprogramação neuromuscular proprioceptiva. O joelho precisa reaprender o sentido proprioceptivo que foi significativamente comprometido pela lesão do ligamento cruzado anterior. O paciente deve fazer com dedicação todas as sessões de fisioterapia solicitadas, bem como escolher fisioterapeutas especialistas e com experiência nesse tipo de reabilitação.
OBJETIVO DA FISIOTERAPIA
O objetivo da fisioterapia após a cirurgia do LCA é promover a cicatrização e a incorporação do enxerto, sem comprometer a força do novo ligamento e o método de fixação usado, para que o paciente atinja o nível funcional o mais próximo possível do estado pré-lesão, de maneira rápida e segura, respeitando o processo cicatricial do organismo nas suas diversas fases.