COMO TRATAR JOELHO ESFOLADO
Esfoladura é um tipo de ferimento superficial na pele onde a epiderme é arrancada da derme por ação tangencial. É também conhecido como raspão, arranhão, arranhadura ou escoriação. Quando a esfoladura acontece no joelho, é comum as pessoas dizerem que estão com o joelho ralado.
CICATRIZAÇÃO
Quando a pele é esfolada, nos minutos seguintes, o ferimento se cobre de um líquido seroso com algumas gotas de sangue, que acabam formando uma crosta. Em 1 semana as crostas começam a cair e a pele costuma estar regenerada ao redor do 15º dia, sem deixar cicatrizes.
CRIANÇAS
As esfoladuras são muito frequentes nas crianças, atingindo principalmente os joelhos. Criança sadia e ativa costuma ter os seus joelhos esfolados de vez em quando.
TRATAMENTO DA ESFOLADURA
Vou explicar como tratar uma esfoladura no joelho. O ferimento, a princípio, é simples, mas se não for tratado rápida e corretamente, pode desenvolver uma infecção.
LAVAR AS MÃOS
Lave suas mãos com água e sabão antes de cuidar do ferimento da criança.
INSPECIONAR O MACHUCADO
Observe de perto o ferimento e veja se se trata mesmo de uma esfoladura. Se tiver grande sangramento ou aparecer gordura ou o osso na ferida, é caso para tratamento em ambiente hospitalar, com um médico. Nesse caso cubra o ferimento com um pano limpo, que pode ser uma toalha de rosto recém-lavada e passada, e procure o pronto atendimento médico do hospital da sua confiança.
LAVAR O FERIMENTO
A primeira providência para tratar uma esfoladura é lavar o local machucado com bastante água corrente. Depois a lavagem deve continuar com a aplicação de sabão, que pode ser um sabonete comum, sabão de coco, sabão antisséptico ou, se disponível, solução de Povidine degermante®. Depois da aplicação do sabão, enxaguar com bastante água corrente e secar com um pano limpo ( toalha de rosto recém-lavada e passada ou gazes estéreis, se disponíveis ).
POMADA COM ANTIBIÓTICO
Para que haja uma boa cicatrização e não desenvolva infecção, aconselho a aplicação de uma pomada com antibiótico e a proteção do machucado com uma gaze fixada na pele com tiras de esparadrapo. O ferimento deve ficar coberto, porém respirando. Ferimentos pequenos podem ser cobertos com Band-Aid® simples. A criançada adora aqueles que têm desenhos!
ESFOLADURA PROFUNDA
Se a esfoladura for profunda ou extensa, causada por metal enferrujado ou contaminada com areia, terra, grama, asfalto, galhos de árvore, cacos de vidro, tinta, etc… , recomendo que procure o pronto atendimento do hospital da sua confiança para que um médico faça a limpeza minuciosa da ferida sob anestesia. Alguns ferimentos podem precisar de sutura e também reforço da vacina antitetânica.
MANTENHA A CALMA
Importante não se desesperar. Conversar tranquilamente com a criança, explicar o que vai fazer, além de acalmá-la. O nervosismo dos pais deixa as crianças nervosas.
CONSULTA COM ESPECIALISTA
Um joelho esfolado pode esconder alguma lesão intra-articular mais grave. Lesões da cartilagem da patela e lesões ligamentares acontecem com alguma frequência em joelhos que apresentam esfoladura. Por esse motivo eu recomendo consultar sempre um médico ortopedista especialista em joelho para uma avaliação mais detalhada do joelho machucado, inclusive com exames de imagem. A ressonância magnética é o exame mais importante para avaliação do joelho.