LESÕES DO JOELHO NO GOLFE

LESÕES DO JOELHO NO GOLFE

A prática do golfe está aumentando no Brasil. O esporte existe no país desde o início do século 20. O clube de golfe brasileiro mais antigo é o São Paulo Golf Club, fundado em 1.901. O Gávea Golf, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1.921. Atualmente o Brasil tem 117 campos de golfe e cerca de 20 mil golfistas. Em Curitiba o primeiro campo foi fundado junto com a fundação do Graciosa Country Club em 14 de julho de 1.927. O Alphaville Graciosa Clube inaugurou o seu campo em janeiro de 2.001.

ESTATÍSTICAS

O golfe é um esporte aparentemente fácil de jogar. Basta acertar uma bolinha, que está parada, em direção a um buraco localizado num campo aberto. Parece fácil, mas não é. O golfe é um dos esportes mais difíceis de se aprender e praticar. O golfista, aparentemente, não corre risco de lesões durante a prática do esporte. Outro engano. As lesões ortopédicas no golfe são relativamente comuns, principalmente entre os golfistas que possuem deficiências técnicas e/ou exageram na prática do esporte. As lesões no joelho não são as lesões mais comuns nos golfistas, mas elas costumam acontecer com alguma frequência. Cerca de 10% das lesões relacionadas ao golfe envolvem o joelho.

TIGER WOODS

Tiger Woods, um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos, já sofreu várias lesões nos seus joelhos. Ele já foi submetido a duas cirurgias para retiradas de cistos, uma cirurgia para tratamento de lesão de menisco e duas cirurgias para reconstrução do ligamento cruzado anterior. Também teve que se afastar do golfe por alguns meses para tratar uma lesão no ligamento colateral medial e fraturas de estresse.

GOLF SWING

O movimento de tacada do golfe, chamado de swing, é o principal responsável pelas lesões. No swing uma grande quantidade de energia é gerada para dar potência à tacada e os joelhos são submetidos a forças rotacionais que podem causar lesões, principalmente durante o backswing e o follow-through. A execução do swing é bastante complexa e exige alguns anos de treinamento do golfista.

TIGER WOODS

CAMPO DE GOLFE

Um jogo de golfe costuma durar cerca de 4 horas. O golfista deve caminhar pelo campo para completar os 18 buracos. Durante a caminhada ele passará por lugares íngremes como colinas e bancas de areia. Muitas vezes o swing terá que ser executado com o corpo em posição não ideal, quando a bola está em um lie difícil, sobrecarregando os joelhos.

GOLFISTA

Muitos golfistas têm mais de 60 anos de idade e/ou já apresentam algum machucado no joelho. Um joelho com musculatura mais fraca ou com alguma lesão pré-existente pode vir a ter mais problemas durante a prática do golfe. Jogadores mais novos podem se machucar pelo excesso de treinos e jogos.

LESÃO DO JOELHO NO GOLFE

LESÕES NO JOELHO

As lesões mais comuns nos joelhos dos golfistas envolvem a articulação da patela, na frente do joelho, e os meniscos. A condromalácia patelar é a lesão mais frequente. Depois temos as lesões dos meniscos, as lesões ligamentares e a piora do quadro de artrose. Meniscos são estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que funcionam como amortecedores do joelho. Cada joelho tem dois meniscos. As lesões meniscais por causa do golfe são bastante comuns. O movimento rotacional do joelho durante o swing e o agachamento para alinhar um putt ou pegar a bola no buraco são as principais causas de lesões nos meniscos no golfe. A artrose, que é o desgaste da cartilagem do joelho, pode piorar significativamente com as longas caminhadas num campo íngreme e também com os mesmos movimentos que causam as lesões meniscais. O uso do golf cart durante o jogo pode evitar o agravamento da artrose. O golfista com artrose no joelho deve evitar os agachamentos no green.

ETIOLOGIA

A maioria das lesões no joelho dos golfistas é causada pelo baixo condicionamento físico e muscular, falta de alongamento, excesso de prática, falta de treinamento, irregularidades no campo e execução errada do swing.

ESPECIALISTA

O golfista deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho sempre que sentir dor, rangidos, falseios ou perceber o joelho inchado.