LESÕES DO JOELHO NO TÊNIS DE MESA
O tênis de mesa é o 3º esporte mais praticado no Brasil depois do futebol e do voleibol. Existem cerca de 12 milhões de mesatenistas no país. Os brasileiros costumam se destacar nos campeonatos mundiais do esporte.
ATLETAS
Quanto mais envolvido com o tênis de mesa, maior é a chance de sofrer uma lesão no joelho. Isso significa que os atletas profissionais são muito mais suscetíveis às lesões do que os atletas recreacionais.
LESÕES
A maioria das pessoas imagina que não é possível ter lesões nos joelhos ao jogar tênis de mesa. Mas elas estão erradas. Na verdade, como você precisa se mover rapidamente para os lados, pode acabar torcendo os joelhos, o que pode causar o rompimento de ligamentos, meniscos e tendões. Há relatos até de fraturas no joelho de mesatenistas que sofreram quedas durante uma partida. Rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesão de menisco, lesão do ligamento colateral medial ( LCM ) e luxação da patela são as lesões mais comuns nos joelhos dos mesatenistas. Algumas dessas lesões podem precisar de intervenção cirúrgica, afastando o atleta dos treinos e jogos por vários meses.
PREVENÇÃO
Os mesatenistas devem fazer um bom trabalho de alongamento e reforço dos grupos musculares das pernas para diminuir a gravidade das lesões nos joelhos.
ESPECIALISTA
O mesatenista deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho sempre que sentir algum incômodo ou dor nos seus joelhos. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.