INCHAÇO NO JOELHO
O inchaço no joelho é um sintoma relativamente comum e significa que alguma coisa não está bem com a articulação. O inchaço costuma estar presente quando existe alguma lesão ou doença intra-articular, mas alguns inchaços podem ser causados por problemas extra-articulares como bursites e cistos.
SINÓVIA
As paredes internas do joelho são revestidas por um tecido chamado sinóvia, que é responsável, entre outras coisas, pela produção do líquido sinovial, que é o líquido natural que lubrifica e nutre a cartilagem. A inflamação da sinóvia é chamada de sinovite. Quando existe sinovite a produção do líquido sinovial aumenta e o joelho incha, ficando cheio de líquido.
DERRAME ARTICULAR
O excesso de líquido dentro do joelho é chamado de derrame articular. Popularmente as pessoas dizem que estão com água no joelho porque sentem líquido dentro da articulação, principalmente quando o derrame articular é volumoso.
DOENÇAS E LESÕES
A sinovite e o derrame articular no joelho costumam estar presentes quando existe uma lesão ou doença intra-articular. As lesões mais frequentes que provocam derrame articular envolvem os meniscos, o ligamento cruzado anterior, a patela e a cartilagem. As doenças que mais provocam derrame articular são as doenças reumáticas como artrose, gota e artrite reumatóide.
PUNÇÃO ARTICULAR
A punção articular é o procedimento médico para retirada do excesso de líquido de dentro de uma articulação. É um procedimento simples, que pode ser feito com anestesia local. O médico usa uma seringa com agulha para aspirar o líquido acumulado na articulação, que pode ser líquido sinovial, sangue, pus ou uma mistura deles. Um derrame articular volumoso provoca dor intensa no joelho. A punção serve para diminuir a dor e também para se fazer o diagnóstico da causa do inchaço. O líquido colhido é enviado para análise laboratorial.
ESPECIALISTA
Consulte um médico ortopedista especialista em joelho se o seu joelho inchar, principalmente se o inchaço estiver associado com dor, falseios e/ou crepitações.