TRANSPLANTE DE CARTILAGEM
Transplante é um procedimento cirúrgico que transfere um tecido vivo e saudável para um local onde há comprometimento do tecido original, com o objetivo de melhora da função. O transplante de cartilagem do joelho é uma cirurgia onde a cartilagem danificada é substituída por cartilagem saudável. Como você sabe, a cartilagem não tem capacidade de regeneração. O transplante de cartilagem pode ser uma alternativa no tratamento de pacientes jovens com lesão condral importante no joelho.
TRANSPLANTE
O cirurgião retira um fragmento de cartilagem saudável ( enxerto autógeno ) de uma parte do joelho que não suporta peso e usa este enxerto para reparar a parte que está danificada. A cartilagem é retirada junto com o osso subcondral, no formato de um cilindro. Os transplantes de cartilagem do joelho com enxerto autógeno são indicados para o tratamento de pequenas lesões porque o enxerto é retirado da própria articulação do paciente e a área doadora é limitada. Por se tratar de uma cirurgia de menor porte, o procedimento pode ser feito por artroscopia. Quando a área danificada é muito extensa e o enxerto precisa ser maior, utiliza-se enxerto retirado de um doador cadáver ( enxerto alógeno ). Nesse caso há necessidade de um bom banco de tecidos, que disponibilize enxertos de qualidade para a cirurgia. A cirurgia é feita de forma convencional – o joelho precisa ser aberto.
ELEGIBILIDADE
O paciente elegível para a cirurgia de transplante de cartilagem costuma ser jovem, ativo e apresenta uma lesão importante na cartilagem do joelho que, se não tratada, evoluirá rapidamente para um quadro de artrose.
RESULTADOS
O transplante de cartilagem do joelho é um procedimento relativamente novo e faltam ainda estudos para melhor compreensão de todo o processo biológico envolvido. Os resultados costumam ser bons em boa parte dos casos, mas existem casos de insucesso. Os especialistas em Medicina Esportiva concordam que o procedimento deverá ser rotineiro nos próximos anos.