CÂNCER NO JOELHO
Câncer, ou tumor maligno, é o nome que se dá às doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, que podem invadir os tecidos adjacentes ou órgãos à distância ( metástases ). São doenças que são agressivas localmente, podem se espalhar pelo corpo e até levar o paciente à morte. Apesar de raro, o câncer no joelho existe. Ele pode ser primário, ou seja, ter origem no próprio joelho, ou pode ser secundário, quando no joelho se desenvolvem metástases de tumores malignos localizados à distância, em outros órgãos. Os tumores primários de mama, pulmão, próstata, rim e tireóide são os que mais provocam metástases nos ossos. APESAR DE RARO, OS TUMORES ÓSSEOS PRIMÁRIOS COSTUMAM TER ORIGEM NA REGIÃO DO JOELHO.
CÂNCER NO JOELHO
Os tumores malignos no joelho podem ter origem em qualquer um dos tecidos que fazem parte da articulação. Eles são divididos em tumores que afetam a parte óssea e os tumores que afetam as partes moles. Os tumores malignos são caracterizados pelo crescimento rápido e agressivo e podem ser fatais em pouco tempo.
TUMORES ÓSSEOS
Os tumores ósseos mais comuns na região do joelho são: osteossarcoma, sarcoma de Ewing, condrossarcoma e as metástases ósseas.
TUMORES DE PARTES MOLES
Os tumores envolvendo partes moles mais comuns na região do joelho são: sarcoma sinovial, lipossarcoma e sarcoma pleomórfico.
METÁSTASE ÓSSEA
Metástases ósseas normalmente não têm cura, pois surgem num estado muito avançado do câncer primário.
OSTEOSSARCOMA
O osteossarcoma é o tumor maligno mais comum na região do joelho. É um tumor agressivo que cresce rápido e metastatiza precocemente. O osteossarcoma parece ter uma predileção para se desenvolver na região do joelho, tanto no fêmur distal como na tíbia proximal. Esse tipo de câncer acomete pessoas entre 10 e 25 anos de idade. O primeiro sintoma é dor no joelho que vai aumentando com o passar do tempo.
SINTOMAS
Dor no joelho que piora à noite, inchaço, rigidez articular, derrame articular ( água no joelho ), joelho quente, mancar para andar e fratura espontânea ( fratura patológica ) são os sintomas mais comuns de câncer no joelho. Dormência e formigamento podem surgir quando o tumor comprime nervos durante o seu crescimento. Tumores malignos costumam provocar fadiga e perda de peso. Por esse motivo, QUALQUER PESSOA COM DOR E/OU INCHAÇO NO JOELHO DEVE CONSULTAR UM MÉDICO ESPECIALISTA. O joelho precisa ser examinado e submetido a exames para se diagnosticar a causa da dor e do inchaço.
EXAMES DE IMAGEM
RX, ressonância magnética e cintilografia óssea são os exames de imagem solicitados para avaliação do joelho com suspeita de câncer.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico definitivo de câncer no joelho é feito pela biópsia. Um pequeno fragmento da lesão, previamente identificada nos exames de imagem, é submetido à análise anatomopatológica e estudos imunohistoquímicos para identificação das células cancerígenas.
TRATAMENTO
O tratamento dos cânceres no joelho depende de inúmeros fatores que serão analisados pelo ortopedista oncológico, que é o médico especialista que deve ser consultado quando existe câncer no joelho. O tipo de tumor, a localização, o tamanho e o estágio da doença são importantes para a indicação do tratamento. Radioterapia, quimioterapia e ressecção cirúrgica são os tratamentos mais comuns. O joelho pode, em alguns casos, ser substituído por uma endoprótese. O tratamento paliativo, para controle da dor e melhora da qualidade de vida do paciente, é indicado nos casos avançados e incuráveis.