SINAIS E SINTOMAS DAS LESÕES E DOENÇAS DO JOELHO
O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele está vulnerável a lesões e também pode ser acometido por diversas doenças. Existem alguns sinais e sintomas de que o joelho apresenta algum problema e de que um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado. Algumas lesões e doenças articulares devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para evitar danos irreparáveis.
DOR
A dor é o principal sintoma de que alguma coisa não está bem com o joelho. Não é normal sentir dor no joelho. Existem centenas de problemas que podem causar dor no joelho. Em pessoas com mais de 50 anos de idade a causa mais comum de dor é a artrose. Em pacientes jovens as causas mais comuns são a condromalácia e a tendinite patelar.
INCHAÇO
Não é normal o joelho inchar. Diversas lesões e doenças podem fazer o joelho ficar inchado. Artrose, lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e doenças reumáticas são causas comuns de inchaço no joelho. Cistos e bursites podem se manifestar no joelho como pequenos inchaços localizados ou nódulos palpáveis.
DERRAME ARTICULAR
Derrame articular é o acúmulo excessivo de líquido dentro da articulação. Popularmente as pessoas dizem “água no joelho“. Os derrames articulares mais comuns são de líquido sinovial, mas podem também ser formados por sangue e pus. Várias lesões e doenças do joelho podem formar um derrame articular.
CREPITAÇÃO ARTICULAR
Estalos, estalidos, barulhos, rangidos, sensação de que alguma coisa está sendo raspada ou triturada dentro do joelho. A crepitação articular não é normal. Lesões na cartilagem, artrose, condromalácia e lesão de menisco são causas comuns de crepitação articular no joelho.
INSTABILIDADE
A sensação de falseio, de instabilidade, de que o joelho pode sair do lugar, também indica que alguma coisa não está certa na articulação. A luxação da patela e a lesão do ligamento cruzado anterior são causas comuns de falseio do joelho.
BLOQUEIO ARTICULAR
O travamento do joelho, conhecido como bloqueio articular, pode aparecer em algumas situações. O paciente não consegue dobrar nem esticar o joelho. Lesão de menisco, osteocondrite dissecante e lesões ligamentares agudas podem travar o joelho.
RIGIDEZ ARTICULAR
Diferente do bloqueio articular, que acomete agudamente um joelho que antes tinha mobilidade normal, a rigidez articular costuma se desenvolver com o passar do tempo. Desequilíbrios musculares, artrose e artrofibrose são algumas causas de rigidez articular do joelho.
VERMELHIDÃO
Processos inflamatórios intensos podem deixar o joelho vermelho e quente. Doenças reumáticas causadoras de sinovite ou artrites infecciosas são causas comuns de vermelhidão e aumento da temperatura do joelho.
DORMÊNCIA
A dormência no joelho, também conhecida como parestesia, não é um sintoma muito comum. Pode estar relacionada a um problema no próprio joelho ou pode ser o sinal de uma doença sistêmica. Muitas doenças podem provocar dormência no joelho.
COCEIRA
A coceira no joelho é um sintoma pouco comum. Doenças dermatológicas são as causas mais comuns de coceira no joelho. Mas existem doenças, algumas graves, que podem provocar prurido na região do joelho. Tumores malignos ( câncer no joelho ), falência renal crônica e doença obstrutiva biliar são alguns exemplos.
EXAMES
Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico das lesões e doenças do joelho. Raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e análise laboratorial do líquido sinovial são exames frequentemente solicitados pelo médico especialista.
LESÕES E DOENÇAS COMUNS
Artrose, condromalácia, lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, tendinites e bursites são as afecções mais comuns do joelho.
LESÕES E DOENÇAS RARAS
Gota, condrocalcinose, sinovite vilonodular pigmentada, osteonecrose, condromatose sinovial e câncer são exemplos de afecções raras do joelho.