INFILTRAÇÃO DE CORTICÓIDES NO JOELHO
Infiltração é o procedimento médico para a aplicação de um medicamento, com o uso de uma seringa com agulha, diretamente num tecido ou cavidade. A aplicação de medicamentos numa articulação é chamada de infiltração articular. O joelho é a articulação do nosso corpo que mais recebe infiltrações porque trata-se de uma articulação grande e superficial.
MEDICAMENTOS
Analgésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico e toxina botulínica são os medicamentos mais aplicados no joelho. No grupo dos medicamentos anti-inflamatórios, os corticóides são os mais utilizados.
CORTICÓIDES
Corticóides são medicamentos derivados do hormônio cortisol. Eles têm forte efeito anti-inflamatório e, por esse motivo, são muito usados na Ortopedia e na Medicina Esportiva. Os corticóides mais usados na prática médica são: hidrocortisona, prednisona, triancinolona, betametasona e dexametasona. Eles se diferenciam entre si quanto à potência do seu efeito anti-inflamatório em relação ao cortisol.
INDICAÇÕES
Corticóides costumam ser aplicados em joelhos com artrose. Também são muito usados em joelhos com sinovite devido a doenças reumáticas. Outras patologias, como a neurite safena, podem ser tratadas com a injeção de corticóides. Os corticóides diminuem a inflamação e a dor e têm efeito mais rápido, mais intenso e mais duradouro do que os medicamentos tomados por via oral. Os efeitos da infiltração de corticóides no joelho podem durar até 6 meses.
CUIDADOS
Doses elevadas de corticóides dentro de uma articulação podem ter efeito condrotóxico. Por esse motivo as infiltrações de corticóides no joelho devem ser feitas por médicos especialistas, que conhecem os medicamentos, as dosagens e a frequência correta das aplicações. Existem corticóides específicos para uso intra-articular.