MASSAGEM DO JOELHO COM ARTROSE
Massagem, ou massoterapia, é a prática de aplicar forças compressivas ou vibrações sobre determinadas partes do corpo. É uma prática milenar. Massagens nos joelhos podem ser muito benéficas para pacientes com artrose. A massagem ajuda a diminuir a dor, a rigidez e/ou o inchaço articular, que são os principais sintomas da artrose.
MASSAGEM DO JOELHO
A massagem do joelho é a maneira mais rápida e simples de lidar com a dor da artrose e geralmente leva a um alívio rápido da dor. Ela pode ser feita pelo próprio paciente, mas o ideal é que seja feita por um profissional qualificado da área da saúde. A massagem no joelho pode ser feita diretamente na musculatura do joelho ou nos pontos-gatilho. Óleos, cremes e géis, com ou sem anti-inflamatórios, podem ser usados para facilitar a massagem.
MEDICAMENTOS
Remédios analgésicos e anti-inflamatórios, muito prescritos para o tratamento da artrose, têm efeitos colaterais importantes e não podem ser ingeridos por muito tempo porque afetam o estômago, o fígado e os rins. A massagem é uma opção interessante que pode ajudar a diminuir a dosagem e o consumo de remédios para dor.
ESTUDOS
Diversos estudos concluíram que massagear o joelho com artrose pode trazer vários benefícios para os pacientes. Os mais importantes são: melhora da circulação sanguínea local, redução do inchaço, movimentação do líquido sinovial, redução da dor, diminuição da rigidez articular, melhora do tônus muscular e aumento da flexibilidade dos músculos que suportam e movimentam a articulação. O impacto desses benefícios interfere positivamente na qualidade de vida de quem tem artrose no joelho. Pacientes com diagnóstico de artrose no joelho e que foram submetidos ao a tratamento com massagens relataram diminuição da dor e melhora da função articular.
PRÓTESE DE JOELHO
A massagem é uma excelente terapia para os pacientes que foram submetidos à cirurgia de prótese de joelho. O tecido cicatricial formado após a cirurgia de artroplastia é um tecido fibroso que pode limitar significativamente a amplitude dos movimentos do joelho. A massagem provou ser eficaz para a quebra da formação do tecido cicatricial, melhorando o processo de recuperação no período pós-operatório.
FISIOTERAPIA
Existem diversas técnicas de massagem. Recomendamos aos nossos pacientes uma avaliação com um fisioterapeuta, o profissional com formação superior que pode indicar as melhores técnicas para cada caso. A massagem do joelho costuma ser bastante benéfica para diminuir os sintomas da artrose, mas certas técnicas ou técnicas erradas podem ser inadequadas e até prejudiciais para o joelho artrósico. Daí a necessidade de se consultar um especialista qualificado. Técnicas como effleurage, petrissage, stripping muscular, terapia de ponto-gatilho, liberação miofascial, fricção entre fibras e compressão isquêmica são usadas para restaurar a integridade e o equilíbrio da articulação do joelho.