ANEURISMA NO JOELHO

ANEURISMA NO JOELHO

Aneurisma no joelho é a dilatação anormal da artéria poplítea, que é a artéria localizada na região posterior da articulação. A artéria poplítea é responsável por levar sangue para a perna. Um aneurisma no joelho pode provocar uma hemorragia, uma trombose ou uma embolia. Aneurisma no joelho é uma emergência médica. O paciente pode até perder a perna se o aneurisma não for rapidamente diagnosticado e tratado.

ANEURISMA NO JOELHO

Aneurisma no joelho, também conhecido como aneurisma poplíteo, é a patologia vascular caracterizada pela dilatação anormal da artéria poplítea. A artéria poplítea é ramo da artéria femoral. Ela é responsável pela irrigação sanguínea da parte distal do membro inferior e está localizada na fossa poplítea, que é a região posterior da articulação do joelho. O aneurisma no joelho pode resultar em sérios problemas se a artéria estourar ( provocando uma hemorragia ), se a artéria for entupida por um coágulo ( provocando uma trombose ) ou se a artéria soltar um coágulo para a perna ( formando uma embolia ). Em qualquer uma dessas condições o paciente pode perder a perna e até mesmo a vida porque haverá interrupção do fluxo sanguíneo para a perna. O aneurisma poplíteo é uma emergência médica que deve ser diagnosticada e tratada rapidamente.

CAUSAS

As principais causas conhecidas de aneurisma no joelho são: inflamação, fatores genéticos, aterosclerose, hipertensão arterial, tabagismo, presença de doenças do tecido conjuntivo e traumatismos na região posterior do joelho.

ANEURISMA JOELHO

SINTOMAS

A maioria dos pacientes com aneurisma no joelho não têm sintomas. Os sintomas, quando presentes, indicam que a dilatação arterial já é significativa e pode vir a ser fatal. A queixa mais comum é o paciente sentir o joelho pulsando. O paciente tem a sensação de que existe um pequeno coração na região posterior do joelho que pulsa no mesmo ritmo do coração. Esse sintoma é característico do aneurisma da artéria poplítea. Além do joelho pulsando o paciente pode sentir dor atrás do joelho, inchaço e hematomas. Dormência, perna inchada, joelho gelado, perna gelada, perna pálida e perna com fraqueza muscular também são sintomas de aneurisma no joelho.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de aneurisma no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. O aneurisma poplíteo é identificado nos exames de Eco Doppler arterial dos membros inferiores, angiotomografia computadorizada e ressonância magnética do joelho.

TRATAMENTO

O tratamento de aneurismas poplíteos menores do que 2cm e assintomáticos é apenas o acompanhamento clínico regular. Esses aneurismas que não provocam sintomas pequenos costumam ser achados em exames de imagem. Aneurismas maiores do que 2cm e sintomáticos devem ser tratados cirurgicamente por um médico cirurgião vascular.