ARTROPATIA HEMOFÍLICA DO JOELHO

ARTROPATIA HEMOFÍLICA DO JOELHO

Artropatia hemofílica do joelho é a doença caracterizada pela destruição da cartilagem devido a sucessivos sangramentos intra-articulares. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. É também a articulação mais afetada pela hemofilia. Derrames articulares de sangue são comuns em pacientes que têm a doença hemofilia. Esses episódios de hemartrose repetitivos no joelho provocam a destruição progressiva da cartilagem articular e também comprometem as partes moles da articulação. Dor crônica intensa e rigidez muscular caracterizam a artropatia hemofílica do joelho nas suas fases mais avançadas.

ARTROPATIA HEMOFÍLICA DO JOELHO

Artropatia hemofílica do joelho é a doença articular que afeta os joelhos de pacientes com hemofilia. Trata-se de uma complicação da hemofilia. A hemofilia é uma doença caracterizada pelo distúrbio na coagulação do sangue. O sangue dos pacientes hemofílicos não coagula de maneira adequada. Pacientes hemofílicos podem ter sangramentos espontâneos e/ou prolongados. Os hemofílicos têm deficiência ou ausência de alguns fatores de coagulação do sangue. Sangramentos podem acontecer dentro da articulação do joelho. Esses sangramentos são chamados de derrame articular de sangue ou hemartrose. Hemartroses nos joelhos dos hemofílicos acontecem com alguma frequência porque o joelho é a maior articulação do nosso corpo. Os sangramentos intra-articulares podem acontecer de forma espontânea ou após pequenos traumatismos. Sucessivos episódios de hemartrose no joelho provocam danos permanentes na cartilagem e também nas partes moles da articulação. Com o passar do tempo o joelho fica dolorido, rígido e tem a sua função comprometida.

HEMOFILIA

A hemofilia é uma doença genética que acomete mais frequentemente pessoas do sexo masculino. O sangue do paciente hemofílico não contém níveis adequados de fatores de coagulação, como o fator VIII e IX, o que faz com que os sangramentos nos hemofílicos sejam mais prolongados e difíceis de serem controlados.

SINTOMAS

Os sintomas da artropatia hemofílica do joelho variam de acordo com a gravidade da doença e o número de episódios de sangramentos na articulação. Os sintomas mais comuns são: dor, inchaço, rigidez articular e deformidades nos estágios avançados da doença.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A artropatia hemofílica do joelho pode ser prevenida com o tratamento adequado da hemofilia para evitar sangramentos. Pacientes hemofílicos devem usar os medicamentos que repõem os fatores de coagulação do sangue. Fisioterapia ajuda na manutenção da função articular. Os músculos do joelho devem ser fortalecidos para manter a saúde articular. Em casos de artropatia avançada, com destruição significativa da articulação, pode ser indicada a cirurgia de prótese de joelho.