BERNE NO JOELHO

BERNE NO JOELHO

Berne no joelho é uma doença infecciosa parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que penetram na pele e causam uma ferida. A infecção parasitária ocorre quando os ovos da mosca eclodem sob a pele e se transformam em larvas. Berne é uma doença que causa dor intensa, tem tratamento e é curável.

BERNE NO JOELHO

Berne no joelho é uma infecção dermatológica parasitária causada por larvas de moscas cujos ovos penetraram na pele na região da articulação do joelho. Berne pode infestar qualquer parte do corpo. Os joelhos costumam ser infectados porque são áreas relativamente expostas do corpo e fáceis de serem contaminadas. Berne também é conhecido como bicheira, tapuru, miíase ou dermatobiose. A mosca Dermatobia hominis, conhecida como mosca-berneira, é a principal mosca causadora de berne no joelho no Brasil. As larvas dessa mosca são parasitas obrigatórios. Os bovinos são os principais hospedeiros das larvas da mosca-berneira, mas elas também podem parasitar o homem e outros animas como cães, gatos, cabras, cavalos, porcos e ovelhas. Berne é mais comum nas áreas rurais do que nas áreas urbanas.

INFECÇÃO

Berne no joelho acontece quando os ovos da mosca-berneira são inoculados na pele ao redor da articulação através de pequenos machucados ou ferimentos. Os ovos eclodem e se transformam em larvas, que se desenvolvem no tecido celular subcutâneo do joelho. À medida em que as larvas crescem, os sintomas da infecção parasitária se tornam mais evidentes. O aspecto do berne no joelho é semelhante ao de um furúnculo com um pequeno orifício de onde sai uma secreção amarelada e por onde as larvas respiram. A larva da mosca-berneira pode atingir o tamanho de 2 cm de comprimento e 0,5 cm de diâmetro.

SINTOMAS

Dor intensa, coceira, inchaço, vermelhidão e ferida com um orifício por onde sai um líquido amarelado com sangue são os sintomas típicos de berne.

BERNE JOELHO

TRATAMENTO

Berne no joelho pode ser tratado com a asfixia das larvas e/ou remoção cirúrgica. A asfixia das larvas é feita impedindo a sua respiração fechando o orifício do ferimento com um esparadrapo por um ou dois dias. Quando se retira o esparadrapo, as larvas projetam as suas cabeças para fora do orifício para respirar e podem ser retiradas com uma pinça. A remoção cirúrgica é feita pelo médico dermatologista ou ortopedista com o uso de anestesia local.

PREVENÇÃO

Berne no joelho pode ser prevenido com boa higiene corporal, uso de repelentes, uso de telas mosquiteiras e cuidados adequados com os machucados e lesões na pele.

ESPECIALISTA

Pacientes com ferimentos na pele do joelho com aspecto de berne devem consultar um médico dermatologista ou ortopedista especialista em joelho para diagnóstico e tratamento da infecção parasitária.