BOLSA DE GEL PARA JOELHO
Bolsa de gel para joelho é bastante usada no tratamento de lesões e doenças ortopédicas, principalmente em clínicas de fisioterapia. Esse tipo de bolsa têm um gel térmico no seu interior e pode ser usada tanto fria como quente, substituindo a bolsa tradicional. Por ser selada e de tamanho pequeno, é fácil de ser aplicada no joelho e também é fácil de ser transportada. Ela faz parte do arsenal terapêutico ortopédico.
BOLSA DE GEL PARA JOELHO
Bolsa de gel para joelho é indicada, quase sempre, no tratamento das lesões e das doenças que acometem a articulação do joelho. A bolsa tem um conteúdo de gel térmico especial, não tóxico, que retêm por algum tempo a temperatura, que pode ser calor ou frio. O invólucro da bolsa é feito de um plástico maleável e bastante resistente que evita que a bolsa fure e o gel vaze. A composição do gel térmico é uma mistura de polímero vinílico, TEA, conservantes e um agente anticongelante. A bolsa de gel para joelho pode ser usada para aplicação de calor local na articulação ( termoterapia ) ou de frio ( crioterapia ). Essas bolsas são pequenas, maleáveis, fáceis de serem aplicadas no joelho que está em tratamento, moldam-se à articulação, não congelam e também são fáceis de serem transportadas. Algumas têm tiras de Velcro® para facilitar a sua colocação ao redor do joelho. A grande vantagem da bolsa de gel é poder ser reutilizada muitas vezes. A validade das bolsas de gel é, em média, de três anos. Muitas pessoas deixam as suas bolsas de gel guardadas na geladeira ou no freezer para deixá-las prontas para uso. Elas são muito usadas nas clínicas de fisioterapia e em hospitais.
INDICAÇÕES
Bolsas de gel são aplicadas no joelho para aliviar a dor, diminuir a inflamação, diminuir o inchaço, facilitar a mobilidade articular e relaxar os músculos. Elas devem ser aplicadas seguindo as orientações de um médico ortopedista especialista em joelho ou de um fisioterapeuta. A aplicação de maneira incorreta pode não resultar no efeito desejado e, algumas vezes, até piorar o quadro clínico do joelho em tratamento.
BOLSA QUENTE
A bolsa de gel para joelho pode ser usada para termoterapia, ou seja, aplicação de calor local no joelho. A bolsa pode ser aquecida rapidamente num forno de microondas em apenas um minuto e meio. Um pano pode ser usado entre a bolsa e a pele durante a aplicação. Importante verificar a temperatura da bolsa porque se ela aquecer demais poderá provocar queimaduras na pele.
BOLSA FRIA
A bolsa de gel para joelho também pode ser usada para crioterapia, ou seja, aplicação de frio no joelho. A bolsa pode ser resfriada deixando-a no congelador de uma geladeira ou num freezer. Um pano pode ser usado entre a bolsa e a pele durante a aplicação. Se aplicada por tempo excessivo, a bolsa fria pode provocar uma geladura na pele, ou seja, uma queimadura do frio.
APLICAÇÃO NO JOELHO
O tempo de aplicação de calor no joelho não costuma passar de 15 minutos, mas o tempo de aplicação de frio no joelho pode ser de até 30 minutos. Deve-se sempre seguir as orientações do médico ou do fisioterapeuta responsável pelo tratamento quanto ao tempo de aplicação da bolsa, tempo entre as aplicações e frequência das aplicações, que variam de caso para caso conforme o quadro clínico do paciente.