BOTA E JOELHO

BOTA E JOELHO

Uma dúvida muito comum entre as mulheres é se o uso de sapatos de salto alto e/ou o uso de botas de salto alto é prejudicial ao joelho. Uma bota até o joelho ou acima do joelho faz diferença para a articulação quando comparada com uma bota abaixo do joelho? Para muitas mulheres a elegância está em primeiro lugar e muitas optam por até prejudicar os próprios joelhos em nome da beleza e da elegância, se necessário. A vaidade feminina pode ter um alto custo para a saúde dos joelhos.

BOTA E JOELHO

O uso de botas pelas mulheres na cidade de Curitiba é bastante comum. Curitiba é a capital mais alta e mais fria do Brasil. As temperaturas no inverno costumam cair bastante. Por esse motivo as mulheres curitibanas preferem, principalmente nos meses mais frios do ano, usar botas para deixar os pés e as pernas bem aquecidos. Mulheres acostumadas a usar sapatos de salto alto no dia a dia trocam os sapatos pelas botas de salto alto quando o tempo esfria. Aquelas que já têm problemas nos joelhos ficam preocupadas se o uso de sapatos ou botas com salto alto não pode piorar os problemas articulares. Aquelas que não têm problemas nos joelhos ficam preocupadas se o uso constante de calçados de salto alto não pode acabar comprometendo a saúde dos joelhos. Afinal de contas, o uso de sapatos com saltos altos pode comprometer os joelhos? Muda alguma coisa o cano da bota ser abaixo do joelho, até o joelho ou acima do joelho?

ARTROSE NO JOELHO

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conduziram um estudo no Biomotion Lab que concluiu que o uso de sapatos de salto alto predispõe a mulher a desenvolver artrose precoce nos joelhos. O uso de sapatos com salto, principalmente aqueles cujo salto é maior do que 7 centímetros, coloca tensão em todas as articulações do membro inferior, principalmente na articulação do joelho. Quanto mais alto é o salto maiores são as forças anormais aplicadas nos joelhos. Se a mulher estiver com o peso acima do ideal, a tensão é significativamente aumentada. O excesso anormal de força aplicado no joelho pode dar início a artrose, o processo degenerativo da cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro de uma articulação sinovial. O fêmur distal, a tíbia proximal e a patela, que são os ossos do joelho, são recobertos por cartilagem. A artrose no joelho pode se desenvolver nas articulações entre o fêmur e a tíbia e/ou entre o fêmur e a patela. O problema da artrose é que a cartilagem não se regenera. Artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Doenças incuráveis devem ser evitadas através da prevenção. Evitar o uso contínuo de sapatos de salto alto é uma das formas de se evitar a artrose no joelho.

BOTA JOELHO

TIPO DE BOTA

O efeito nos joelhos das botas de salto alto com cano abaixo do joelho é o mesmo do que os sapatos de salto alto. Botas com cano até o joelho ou acima do joelho podem piorar o excesso de forças anormais apenas se comprimirem a articulação. Nesses casos a articulação patelofemoral fica mais suscetível às forças compressivas. Dor e inchaço são sintomas comuns dos efeitos desses calçados nos joelhos.

MODERAÇÃO

Mulheres escolhem usar sapatos de salto alto pela elegância e não pelo conforto. Os especialistas sugerem que as mulheres que não têm problemas nos joelhos podem usar os seus saltos, mas com moderação. Já as mulheres que têm condromalácia patelar ou artrose no joelho devem evitar usar sapatos de salto alto, principalmente se estiverem acima do peso e se o calçado escolhido for uma bota justa com cano na altura ou acima do joelho.