BOTOX® PARA ARTROSE NO JOELHO
O Botox® está normalmente associado a tratamentos estéticos usados para diminuir as rugas faciais. Mas ele também é aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos, para o tratamento de uma série de problemas de saúde. Poucas pessoas sabem, mas o Botox® é indicado no tratamento da dor severa relacionada à artrose do joelho. Os estudos para esse tipo de uso da toxina botulínica foram iniciados há vários anos na Clínica Mayo e na Universidade de Minnesota.
INFILTRAÇÃO DE BOTOX®
O Botox® é aplicado diretamente no espaço articular do joelho com artrose através de uma infiltração, depois de uma anestesia local. A toxina botulínica altera quimicamente as terminações nervosas relacionadas à dor, diminuindo assim a sensação álgica. As injeções também diminuem a inflamação intra-articular do joelho causada pela artrose. O tratamento melhora a qualidade de vida de pessoas que sofrem de dor severa da artrose nos joelhos.
ALTO CUSTO
Uma desvantagem do tratamento é o seu alto custo. O volume de toxina botulínica a ser aplicado no joelho com artrose é bem maior do que os pequenos volumes usados em procedimentos estéticos.
SUBSTITUIR MEDICAMENTOS ORAIS
Injeções de Botox® para o tratamento da dor severa no joelho com artrose têm a vantagem de poder substituir os medicamentos orais comumente usados nesses casos, evitando-se assim os sérios efeitos colaterais sistêmicos que pessoas com mais idade podem apresentar quando tomam analgésicos fortes e/ou anti-inflamatórios.
INDICAÇÃO
A aplicação de Botox® no joelho é uma opção interessante para pacientes que sofrem de dor intensa devido a artrose severa nos joelhos. Existem pacientes que são candidatos à cirurgia de prótese de joelho e não querem ser operados ou pacientes que, por problemas clínicos graves, não podem ser operados.