BURSITE DA PATA DE GANSO

BURSITE DA PATA DE GANSO

Bursite da pata de ganso é a inflamação da bursa localizada na inserção dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo no joelho. A bursite da pata de ganso é uma das bursites mais comuns do joelho. Dor e inchaço na região lateral interna do joelho são os sintomas típicos dessa bursite. A bursite da pata de ganso é mais comumente diagnosticada em mulheres com sobrepeso, de meia-idade e com artrose no joelho. A bursite da pata de ganso é também conhecida como bursite anserina.

BURSITE DA PATA DE GANSO

Bursite da pata de ganso é a inflamação da bursa localizada entre a pata de ganso e a tíbia, na região lateral interna do joelho, cerca de 5cm abaixo da linha articular. Pata de ganso é o nome anatômico da junção dos tendões de três músculos no joelho: sartório, grácil e semitendíneo. Os músculos da pata de ganso são flexores e rotadores internos do joelho. Bursas são pequenos sacos gelatinosos, preenchidos com uma pequena quantidade de líquido sinovial, espalhadas pelo corpo e localizadas em pontos onde ossos, músculos e tendões se atritam. Elas funcionam como se fossem pequenas almofadas lubrificadas. A finalidade das bursas é diminuir o atrito mecânico entre as estruturas musculoesqueléticas durante os movimentos articulares. Ao redor do joelho existem cerca de 14 bursas. A bursa da pata de ganso fica localizada entre os três tendões da pata de ganso, o ligamento colateral medial e a tíbia. Bursas normalmente não são perceptíveis, exceto quando ficam inflamadas. Nesses casos o paciente sente desconforto, dor e percebe inchaço no local da bursa inflamada.

BURSITE PATA DE GANSO

INFLAMAÇÃO DA BURSA DA PATA DE GANSO

A inflamação da bursa da pata de ganso faz com que ela fique inchada e dolorida. O inchaço acontece porque as paredes internas da bursa são revestidas pela membrana sinovial. Quando inflamada a membrana sinovial produz mais líquido sinovial do que o normal e a bursa incha. A bursite da pata de ganso está frequentemente relacionada a traumatismo direto na região da bursa, doença articular degenerativa ou estresse repetitivo. Uma pancada na face interna do joelho pode causar a bursite. Os tendões da pata de ganso exercem pressão excessiva sobre a bursa, que pode resultar em irritação mecânica por fricção e consequente inflamação. Obesidade, joelho valgo, pé chato, artrose do joelho, sexo feminino, desequilíbrio muscular, rotação lateral excessiva da perna, idade entre 40 e 60 anos, diabetes e atividades físicas que exigem ampla lateralização dos joelhos, como basquetebol, corridas, futebol e tênis, são fatores predisponentes conhecidos para o desenvolvimento da bursite da pata de ganso. Além da bursa, os tendões da pata de ganso também podem ficar inflamados. Nesse caso temos, além da bursite, uma tendinite da pata de ganso. Quando os tendões se inflamam com as suas bainhas o processo é chamado de tenossinovite da pata de ganso.

SINTOMAS

Pacientes com bursite da pata de ganso sentem dor na face medial do joelho, abaixo da linha articular. O local também pode ficar inchado e quente. A dor costuma aparecer de forma repentina e pode ser bastante intensa. Subir escadas, levantar-se da posição sentada e sentar-se com as pernas cruzadas piora a dor.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da bursite da pata de ganso é feito pelo exame físico do joelho e por exames de imagem. O paciente se queixa de dor na região da pata de ganso, principalmente quando o joelho está estendido. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para se diagnosticar essa bursite. O exame é importante para confirmar o diagnóstico e também para descartar outras doenças, uma vez que o número de patologias que têm os mesmos sintomas da bursite é relativamente grande.

BURSITE NA PATA DE GANSO

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

O diagnóstico da bursite da pata de ganso pode ser difícil porque existem muitas patologias do joelho que apresentam sintomas semelhantes. As principais são: lesão do menisco medial, artrose, lesão do ligamento colateral medial, bursite pré-patelar, fratura de estresse, neurite safena, osteonecrose, tendinite dos isquiotibiais, radiculopatia L3-L4, gota, condrocalcinose, cisto, lipoma, tumores e varizes.

TRATAMENTO

O tratamento da bursite da pata de ganso quase sempre é conservador. Repouso, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais prescritos. Exercícios de alongamento para o joelho são muito importantes. A infiltração local com anestésico e corticóide serve como prova terapêutica e tratamento em casos onde o processo inflamatório é intenso. Raramente há necessidade de cirurgia. A cirurgia só é indicada nos casos de bursite crônica intratável conservadoramente, infecção ou calcificação da bursa inflamada. A bursa da pata de ganso, se ficar cronicamente inflamada, pode causar alterações na mecânica da marcha e diminuição dos níveis de atividades físicas, resultando em atrofia por desuso dos músculos que estabilizam a articulação do joelho medialmente.

BURSITE DA PATA DE GANSO TRATAMENTO

PROGNÓSTICO

A bursite da pata de ganso é geralmente um processo autolimitado que se resolve com tratamento conservador. O prognóstico costuma ser bom, desde que os fatores predisponentes sejam reconhecidos e evitados. O prognóstico é melhor nos casos diagnosticados e tratados precocemente.

PREVENÇÃO

A bursite da pata de ganso pode ser prevenida com algumas medidas: manter o peso corporal dentro da faixa da normalidade, exercitar-se com cuidado, alongar e aquecer os músculos antes de começar as atividades físicas, usar tênis adequados para fazer atividades físicas, aumentar a intensidade dos exercícios físicos progressivamente, observar a técnica correta dos movimentos esportivos e respeitar os períodos de repouso entre os treinos.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho. Pacientes com esse sintoma devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto do problema.