
BURSITE INFRAPATELAR
Bursite infrapatelar é o processo flogístico da bursa infrapatelar, uma das bursas do joelho localizada na frente do tendão patelar. Dor e inchaço na frente do joelho são os sintomas mais comuns da bursite infrapatelar. A articulação do joelho tem várias bursas, que são pequenos sacos gelatinosos preenchidos com uma pequena quantidade de líquido sinovial. Bursas ficam localizadas em pontos onde ossos, tendões e músculos se atritam. Uma bursa funciona como se fosse uma pequena almofada lubrificada. Ao redor do joelho existem cerca de 14 bursas. A bursa infrapatelar é uma das maiores bursas do joelho. A inflamação da bursa infrapatelar faz com que ela fique inchada e dolorida.
BURSITE INFRAPATELAR
Bursite infrapatelar é a inflamação da bursa infrapatelar, um saco gelatinoso localizado na frente do joelho, na região anterior ao tendão patelar, que serve para diminuir o atrito entre a pele e o tendão, facilitando os movimentos da articulação. A bursa infrapatelar pode se inflamar devido a lesões, sobrecarga repetitiva e infecções. Desconforto, dor e dificuldade para realizar as atividades do dia a dia são as consequências de uma bursite infrapatelar. A bursa infrapatelar, assim como as outras bursas do joelho, normalmente são imperceptíveis no dia a dia. Ela passa a ser notada quando fica inflamada e o paciente sente dor e percebe inchaço na frente do tendão patelar.
CAUSAS COMUNS
Movimentos repetitivos e pressão excessiva na região anterior do joelho são as causas mais comuns de bursite infrapatelar. No grupo de risco estão atletas que praticam futebol, basquetebol, ciclismo, corrida e levantamento de pesos. Atividades que exigem a flexão e extensão frequentes do joelho costumam sobrecarregar a bursa infrapatelar. O sobrepeso corporal também é uma das causas de bursite infrapatelar. O excesso de peso corporal torna as bursas da frente do joelho mais suscetíveis a processos flogísticos. Outras causas comuns incluem traumatismos diretos na frente do joelho, movimentos repetitivos do joelho, infecções e alterações biomecânicas. Algumas profissões exigem o trabalho ajoelhado. Ficar muito tempo ajoelhado pode inflamar a bursa infrapatelar devido ao atrito direto contra a região anterior do joelho.
SINTOMAS
Dor e inchaço localizados na frente do joelho, mais especificamente na frente do tendão patelar, são os sintomas mais comuns da bursite infrapatelar. A região costuma ficar bastante sensível ao toque e à pressão. Crepitação na frente do joelho durante os movimentos de esticar e dobrar aperna são bem comuns. Em casos de inflamação intensa, a amplitude dos movimentos do joelho fica diminuída por causa da dor intensa.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da bursite infrapatelar é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares de imagem. O melhor exame de imagem para se diagnosticar a bursite infrapatelar é a ressonância magnética do joelho. Exames de sangue e análise do líquido sinovial colhido do interior da bursa podem ser necessários em casos onde existe a suspeita de infecção.
TRATAMENTO
O tratamento da bursite infrapatelar quase sempre é conservador. Repouso das atividades físicas, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais comuns. Em casos de intenso processo flogístico a bursa infrapatelar pode ser puncionada para drenagem do excesso de líquido sinovial. Um medicamento corticóide pode ser injetado na bursa após a punção para diminuir a inflamação. A bursite infrapatelar infectada é tratada com antibioticoterapia e, se necessário, cirurgia para drenagem do pus acumulado e limpeza. Casos raros de bursite infrapatelar causada por gota podem exigir a retirada cirúrgica dos tofos gotosos.
PREVENÇÃO
A bursite infrapatelar pode ser prevenida com o uso de joelheiras protetoras, evitar a flexão excessiva do joelho, compressas de gelo e cuidados gerais para proteger a região anterior do joelho de traumatismos.
ESPECIALISTA
Pacientes com suspeita de bursite infrapatelar devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a inflamação da bursa.