CICLOPE NO JOELHO

Ciclope no joelho é uma massa de tecido fibrótico que se forma como complicação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. O ciclope no joelho provoca dor e também perda do movimento de extensão completa da articulação no período pós-operatório da cirurgia de ligamentoplastia do LCA.

CICLOPE NO JOELHO

Ciclope no joelho é uma artrofibrose que se forma dentro da articulação como uma complicação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior ( LCA ). Trata-se de uma massa dolorosa de tecido fibrótico, localizada anteriormente ao ligamento cruzado anterior reconstruído, que impede a extensão completa do joelho. Cerca de 5% dos pacientes submetidos à ligamentoplastia do LCA podem apresentar como complicação da cirurgia a formação da lesão do tipo ciclope. Em raros casos um ciclope no joelho pode se formar num joelho que teve o ligamento cruzado anterior rompido e não foi submetido à cirurgia de ligamentoplastia. A etiologia exata do ciclope no joelho ainda é incerta. Fibras remanescentes do LCA rompido, fibrose excessiva, elevação do tecido cartilaginoso durante a perfuração do túnel tibial ou impacto do enxerto com o intercôndilo femoral devido ao mau posicionamento dos túneis femoral e tibial são as teorias mais aceitas para a formação de um ciclope após a reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior. Histologicamente o ciclope é um tecido de granulação central cercado por tecido fibroso denso e revestido por membrana sinovial.

CICLOPE JOELHO

Dor na região anterior, perda da extensão completa e, eventualmente, estalos audíveis e palpáveis durante os movimentos de um joelho que recentemente foi submetido à reconstrução do LCA. Tipicamente os sintomas desse tipo de complicação aparecem entre 8 até 32 semanas após a cirurgia ligamentar.

O melhor exame para se fazer o diagnóstico de um ciclope no joelho é a ressonância magnética. O que caracteriza radiologicamente o ciclope no joelho é a presença de uma massa fibrosa e arredondada localizada na incisura intercondilar anterior num joelho que recentemente foi submetido à reconstrução do ligamento cruzado anterior.

O tratamento da lesão tipo ciclope no joelho é a sua ressecção, que pode ser feita através de uma artroscopia. O procedimento é simples e resolve o problema.