COMPRESSA QUENTE NO JOELHO
Compressas quentes aplicadas no joelho podem ajudar a diminuir a dor em alguns casos de gonalgia. O aquecimento dos tecidos aumenta o fluxo sanguíneo onde ele é aplicado e provoca relaxamento muscular. Mas é importante observar que a aplicação de compressa quente no joelho deve ser feita com muito cuidado, de preferência com orientação profissional, porque a aplicação de calor no local dolorido pode piorar uma doença ou lesão se for aplicado sem indicação ou de maneira incorreta.
COMPRESSA QUENTE
A aplicação de compressa quente no joelho ajuda a diminuir a dor ao provocar relaxamento muscular, vasodilatação e deixar o líquido sinovial menos viscoso. É uma terapia muito antiga que já era usada pelos nossos antepassados num tempo onde não haviam os recursos médicos que temos hoje.
RELAXAMENTO MUSCULAR
Músculos tensos ficam relaxados quando são aquecidos. A rigidez articular causada por várias doenças pode ser a principal causa de dor no joelho e o simples relaxamento muscular com a aplicação de compressas quentes ajuda a diminuir a dor. O calor local provoca vasodilatação e aumenta o fluxo de sangue nos tecidos onde ele é aplicado, promovendo a cicatrização. Outro efeito observado é a diminuição da viscosidade do líquido sinovial, que facilita a mobilidade articular.
INDICAÇÕES
A aplicação de compressas quentes no joelho é indicada nos casos de dores crônicas causadas por doenças como a artrose, artrite, fibromialgia, lesões musculares, dor neuropática, espasmos musculares e drenagem de abscessos. O calor local não deve ser aplicado no joelho se houver um processo inflamatório agudo e/ou intenso. Inchaço e vermelhidão, por exemplo, contraindicam a aplicação de compressas quentes no joelho. Elas também não devem ser aplicadas após traumatismos.
OPÇÕES PARA APLICAÇÃO
A maneira mais fácil de aquecer o joelho é usando uma bolsa de água quente. Joelheiras térmicas, bolsas térmicas, um banho quente e panos quentes também podem ser usados para esquentar o joelho.
CONTRASTE
A terapia conhecida como contraste consiste na aplicação de compressas frias e quentes, de forma intercalada, no joelho. O objetivo é provocar sucessivas vasoconstrições e vasodilatações para aumentar a circulação sanguínea articular. Esse tipo de tratamento, para produzir os efeitos desejados, deve ser aplicado por um profissional, que controlará as temperaturas e os tempos de aplicação das compressas.
CUIDADOS
A aplicação de compressas quentes no joelho só deve ser feita em casos de dor crônica e onde não existe intenso processo inflamatório no joelho. Aplicar calor em casos agudos, como após traumatismos ou no curso de uma doença com intenso processo inflamatório, pode piorar a dor porque a aplicação de calor aumenta o fluxo sanguíneo local provocando aumento da inflamação, aumento do edema e aumento de equimoses. A dor, nesses casos, tende a aumentar ao invés de diminuir. O ideal é que as compressas quentes sejam aplicadas sob orientação de um médico ortopedista especialista em joelho. A temperatura da compressa quente deve variar de 38 a 45 graus para fazer o efeito desejado. O tempo de aplicação não deve passar de 15 minutos. Queimaduras podem acontecer se a temperatura usada for muito alta ou o tempo de aplicação for excessivo.