COMPRESSÃO DO JOELHO

COMPRESSÃO DO JOELHO

Compressão do joelho é um tipo de terapia para tratar dores e inchaços causados por lesões, cirurgias ou problemas de má circulação sanguínea. A terapia de compressão do joelho é muito útil e efetiva no tratamento dessas condições médicas. A compressão articular evita o acúmulo de sangue nas veias, diminui o inchaço, alivia a dor e facilita o processo fisiológico de cicatrização.

COMPRESSÃO DO JOELHO

Compressão do joelho é um tipo de terapia chamada de terapia de compressão. A terapia de compressão do joelho consiste em se aplicar uma leve compressão ao redor da articulação com o objetivo de diminuir processos álgicos e inchaços, que são condições comuns em joelhos que foram lesionados, joelhos que foram submetidos à cirurgia e joelhos de pessoas com problemas circulatórios. A compressão aplicada no joelho aumenta o fluxo sanguíneo venoso local, evitando o acúmulo de sangue nas veias. O inchaço diminui e, consequentemente, diminui também a dor. Meias compressivas, bandagens e dispositivos infláveis são os meios mais comuns para se fazer a compressão do joelho.

MEIOS DE COMPRESSÃO

Meias compressivas que se estendem até um pouco acima do joelho, joelheiras compressivas, enfaixamentos, bandagens elásticas e botas infláveis que podem ser vestidas até a coxa são os meios de compressão mais usados para a terapia compressiva do joelho.

COMPRESSÃO JOELHO

PRESSÃO

A quantidade de pressão a ser aplicada ao redor do joelho depende da indicação médica. A pressão aplicada é medida em milímetros de mercúrio ( mmHg ). As pressões são divididas em três faixas: baixa compressão, média compressão e alta compressão. Baixa compressão são as pressões até 20 mmHg. Média compressão varia de 20 mmHg até 30 mmHg. Alta compressão é quando a pressão aplicada é maior do que 30 mmHg. Meias compressivas de baixa compressão não precisam de prescrição médica. Meias compressivas de média e alta compressão devem ser usadas apenas com receita médica.

INDICAÇÕES

As principais indicações para a terapia compressiva do joelho são: traumatismo do joelho, pós-operatório do joelho, insuficiência venosa crônica, profilaxia e tratamento da trombose venosa profunda, úlceras nas pernas, hipotensão ortostática e profilaxia de lesões no joelho em atletas de esportes de resistência.

ESPECIALISTA

A compressão do joelho deve ser prescrita por um médico ortopedista especialista em joelho ou um médico angiologista. O dispositivo a ser usado, o nível de compressão, o tempo de compressão e a frequência da sessões de terapia compressiva dependem da condição médica que afeta o joelho do paciente. Fisioterapeutas também podem usar a terapia compressiva no joelho durante a reabilitação pós-lesão ou pós-operatória.