CONTRATURA MUSCULAR

Contratura muscular acontece quando um músculo se contrai de forma exagerada e não consegue depois relaxar totalmente. A contratura muscular provoca endurecimento do músculo afetado, dor e dificuldade para movimentar as articulações próximas. Esse tipo de condição pode acometer qualquer pessoa, mas é mais comum em atletas que submetem o corpo a grandes esforços durante a prática esportiva. Os músculos da coxa e da panturrilha são os mais propensos a sofrerem contraturas musculares em atletas.

CONTRATURA MUSCULAR

Contratura muscular é a condição médica onde um ou vários grupos musculares permanecem contraturados após uma contração muscular excessiva. Na contratura muscular o músculo afetado contrai com força acima do normal e não consegue relaxar totalmente depois. A contratura muscular é diferente da distensão muscular. Na distensão muscular o músculo sofre uma rasgadura. Na contratura muscular o músculo está íntegro, porém sem conseguir relaxar totalmente. As fibras musculares do músculo contraturado não apresentam lesão. Os músculos da região cervical, da região dorsal, da região lombar, da coxa e da panturrilha são os mais acometidos por contraturas no nosso corpo. A contratura muscular também é diferente de uma câimbra. Câimbra é uma contração muscular involuntária, súbita e dolorosa de um músculo e que desaparece por si só depois de algum tempo.

CAUSAS

Excesso de atividades físicas, excesso de movimentos repetitivos, falta de condicionamento físico, desidratação, desequilíbrios musculares, sedentarismo, contusões, postura inadequada, distúrbios neuromusculares e algumas doenças genéticas são as causas mais comuns de contratura muscular. Estresse físico e/ou psicológico também pode provocar contraturas musculares devido à tensão muscular contínua.

A dor é o principal sintoma de um músculo contraturado. Todo o músculo fica dolorido. Além da dor, o músculo contraturado fica endurecido e os movimentos das articulações próximas ficam limitados. O músculo contraturado fica temporariamente enfraquecido e tentar contraí-lo ou esticá-lo aumenta a dor. Uma contratura muscular pode durar, dependendo da sua intensidade, desde alguns minutos até vários dias.

CONTRATURA NO MÚSCULO

O diagnóstico de uma contratura muscular é feito pelo exame físico e, se necessário, por exames complementares. No exame físico é possível palpar o endurecimento de todo o músculo contraturado. Os movimentos ficam diminuídos e bastante limitados. Exames de imagem como ecografia e ressonância magnética ajudam na identificação da contratura muscular e também são úteis para descartar uma distensão muscular.

O tratamento de uma contratura muscular é feito com fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Compressas quentes, massagens, alongamentos e liberação miofascial são as medidas fisioterapêuticas mais usadas para o relaxamento do músculo contraturado. A aplicação de compressas quentes, que provocam relaxamento muscular, pode ser feita sem problemas quando existe contratura muscular porque não existe lesão das fibras musculares. Atividades físicas intensas devem ser retomadas somente após alguns dias do desaparecimento dos sintomas.

PREVENÇÃO

Contraturas musculares podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, boa alimentação, além da manutenção de um bom condicionamento físico.