CREPITAÇÃO NO JOELHO

CREPITAÇÃO NO JOELHO

Crepitação no joelho é o nome que se dá aos ruídos audíveis e/ou palpáveis que a articulação emite durante a sua movimentação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por várias estruturas anatômicas que devem agir conjuntamente durante os movimentos articulares. A emissão de ruídos durante os movimentos do joelho pode ser fisiológica ou, em alguns casos, estar relacionada a doenças e/ou lesões.

CREPITAÇÃO NO JOELHO

Crepitação no joelho são os ruídos que a articulação emite durante a sua movimentação e que podem ser ouvidos e/ou palpados. Crepitação articular é um termo médico. Os pacientes descrevem a crepitação no joelho de muitas maneiras. Estalos, estalidos, rangidos, sensação de areia, cliques, sensação de raspagem, sensação de trituração e sensação de dobradiça sem óleo são algumas expressões usadas pelos pacientes para descrever ao médico a crepitação que percebem nos seus joelhos. A dúvida que as pessoas têm é se a crepitação no joelho é normal ou sinal de algum problema. A crepitação articular pode ser normal e também pode ser sinal de alguma doença e/ou lesão articular.

RUÍDOS NO JOELHO

O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por várias estruturas diferentes que se movimentam conjuntamente durante os movimentos articulares. Ossos, músculos, tendões, bainhas tendíneas, bursas, cartilagens, meniscos, ligamentos, membrana sinovial, cápsula articular, tela subcutânea, etc… são algumas das estruturas anatômicas que formam o joelho. A movimentação conjunta de todas essas estruturas produz ruídos que podem ser audíveis e/ou palpáveis. Qualquer pessoa percebe a crepitação articular quando dobra ou estica os seus joelhos, bastando para isso mexer o joelho num ambiente silencioso ou colocar as mãos nos joelhos enquanto os dobra ou estica. A crepitação no joelho aumenta com o passar dos anos. Pessoas acima de 50 anos têm mais crepitação nos seus joelhos do que pessoas jovens.

CREPITAÇÃO NORMAL

A crepitação normal no joelho é aquela que é ocasional, que não costuma se repetir com a repetição dos movimentos articulares. Essa crepitação fisiológica é relacionada ao movimento do ar e do líquido sinovial dentro do espaço articular quando se dobra ou estica o joelho. O joelho é uma articulação sinovial. Nesse tipo de articulação os ossos que se articulam entram em contato entre si dentro de um espaço criado pela cápsula articular. Esse espaço contém ar e uma pequena quantidade de líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das articulações. Dentro do joelho existem duas articulações distintas: a articulação femorotibial e a articulação patelofemoral. Toda vez que o joelho é movimentado, o ar e o líquido sinovial no seu interior são comprimidos e deslocados de um lado para o outro. O deslocamento intra-articular desses elementos cria, naturalmente, ruídos.

CREPITAÇÃO ANORMAL

A crepitação no joelho que deve chamar a atenção do paciente é aquela permanente, que nunca desaparece, podendo ou não estar associada com outros sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e travamento articular. Nesses casos a existência de alguma doença e/ou lesão articular é provável. Artrose, condromalácia, tendinites, bursites, tenossinovites, fraturas, corpos livres, lesões meniscais e plicas sinovias são causas comuns de crepitação no joelho.

ESPECIALISTA

Pacientes com crepitação anormal nos joelhos devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a causa dos ruídos articulares.