CURATIVO PARA JOELHO

CURATIVO PARA JOELHO

Curativo para joelho é indicado em todas as situações onde a pele da articulação foi aberta, quer seja por machucado ou incisão cirúrgica. O curativo é uma forma terapêutica que tem várias funções, sendo a principal delas permitir que a pele cicatrize rapidamente e sem complicações. Pacientes que tiveram o joelho operado recentemente naturalmente têm dúvidas sobre como cuidar da incisão e como fazer o curativo. Lembre-se que várias camadas diferentes de sutura são usadas para o fechamento de uma incisão cirúrgica. O curativo para joelho é muito importante para proteção dessas suturas e promoção da correta cicatrização.

CURATIVO PARA JOELHO

Curativo para joelho é uma forma terapêutica de limpar e cobrir um ferimento ou incisão cirúrgica na pele da articulação para promover sua rápida cicatrização sem intercorrências. Existem diversos tipos de curativos, com as mais diversas finalidades. Limpar a ferida, promover a cicatrização, eliminar fatores que possam retardar a cicatrização, prevenir contaminações e infecções, proteger a ferida de traumatismos, promover hemostasia, remover tecidos necrosados, reduzir a inflamação e o inchaço, permitir a drenagem de secreções, diminuir o odor, isolar termicamente a ferida, diminuir a dor e dar conforto psicológico ao paciente são algumas das finalidades de um curativo. A maioria dos curativos para joelho são simples e podem ser feitos em casa, pelo próprio paciente, desde que ele siga algumas instruções básicas. Curativos especiais raramente são necessários na região do joelho.

CURATIVO JOELHO

MATERIAIS PARA FAZER CURATIVO NO JOELHO

Os materiais necessários para se fazer um curativo simples no joelho são: gazes estéreis, soro fisiológico estéril, solução degermante de PVPI, atadura de crepe e fita MIcropore®. Quando as incisões são muito pequenas, como nas incisões da artroscopia, Band-Aids® podem substituir as gazes estéreis. Um secador de cabelos pode ser útil para secar e tirar a umidade da ferida.

COMO FAZER CURATIVO PARA JOELHO

Antes de fazer o curativo, lave bem suas mãos. Os materiais para fazer o curativo já devem estar separados. O primeiro passo é limpar a ferida. A limpeza é feita com soro fisiológico estéril e a solução degermante de PVPI. A limpeza da ferida também pode ser feita durante o banho com água corrente e sabonete. A ferida deve ser lavada suavemente com uma gaze estéril ou com a esponja de banho. Ela não deve ser esfregada. O próximo passo é secar a ferida. A secagem é feita com gases estéreis. Uma forma de secagem da ferida e retirada da umidade é usar o ar quente de um secador de cabelos. Depois de bem seca a ferida deve ser coberta com gazes estéreis. A ferida deve ficar sempre coberta. As gazes são fixadas na pele com fita Micropore® ou então com uma atadura de crepe enfaixando o joelho. Não se deve passar nada sobre a ferida como pó secante, Merthiolate® ou pomadas cicatrizantes. Se a incisão cirúrgica for muito pequena, como as incisões milimétricas da artroscopia, o procedimento é o mesmo, mas no final elas podem ser cobertas com um Band-Aid® simples. O curativo para joelho deve estar sempre seco e limpo. Deverá ser trocado diariamente ou em menos tempo se ele ficar sujo e molhado. Joelhos com dreno devem receber os mesmos cuidados. O paciente deve cuidar para não retirar o dreno inadvertidamente ao fazer o curativo no joelho.

CURATIVO NO JOELHO

CURATIVO NO JOELHO E BANHO

Na maioria das vezes será possível retirar o curativo e lavar a ferida durante o banho. Em casos onde o médico oriente a não abrir o curativo do joelho, o paciente poderá tomar banho protegendo o curativo da água com um protetor especial ou enrolando um filme plástico de PVC, tipo Rollopack®, ao redor do joelho. Existem também curativos adesivos impermeáveis que podem cobrir a ferida do joelho e proteger a incisão cirúrgica de ser molhada durante o banho. Os curativos impermeáveis para joelho foram desenvolvidos para o paciente tomar banho sem molhar a incisão cirúrgica. Eles não servem para o paciente entrar em banheiras, piscinas ou no mar.

CURATIVO IMPERMEÁVEL PARA JOELHO

ORIENTAÇÃO MÉDICA

As orientações que damos é para curativos simples do joelho. Curativos especiais devem ser feitos seguindo-se as orientações do médico ortopedista especialista em joelho do paciente. Em caso de dúvidas entre em contato com o seu médico e siga as orientações dele.

SINAIS DE ALERTA

Curativos trocados diariamente ajudam a cicatrização. Em alguns casos, porém, as coisas podem não evoluir de forma satisfatória. O paciente deve ficar atento aos sinais de infecção da ferida. Secreção amarelada ou esverdeada, vermelhidão, dureza ao redor da ferida, calor local, dor, febre alta e calafrios devem ser comunicados imediatamente ao médico cirurgião.