DEFICIÊNCIA FÍSICA NO JOELHO

Deficiência física no joelho é toda deficiência ortopédica que afeta a maior articulação do sistema musculoesquelético: o joelho. A deficiência física no joelho pode comprometer a qualidade de vida de quem apresenta a deficiência. Atividades físicas comuns como sair da posição sentada, ficar em pé, andar e correr, por exemplo, podem ser difíceis de serem executadas pelo portador de uma deficiência física no joelho.

DEFICIÊNCIA ORTOPÉDICA DO JOELHO

Deficiência ortopédica do joelho é uma expressão geral para designar qualquer condição ou dano sofrido pelas estruturas musculoesqueléticas que formam a articulação do joelho como ossos, cartilagem, músculos, meniscos, tendões, ligamentos, etc… A deficiência ortopédica do joelho pode resultar em incapacidade parcial ou total da função da articulação e, consequentemente, em diminuição da qualidade de vida e capacidade de locomoção do indivíduo. A deficiência ortopédica do joelho, quando acomete crianças, pode ter um efeito significativo no desenvolvimento infantil, afetando inclusive a educação. Quando a deficiência acomete indivíduos já adultos, ela tem efeito significativo na empregabilidade e na vida social. A qualidade de vida das pessoas com deficiência física no joelho é afetada na proporção do grau da deficiência, que pode variar de muito discreta até severamente comprometida.

DEFICIÊNCIA ORTOPÉDICA

A deficiência ortopédica pode ser congênita ou adquirida. Deficiência ortopédica congênita é aquela que a criança nasce com a deficiência, que começou antes do nascimento. Deficiência ortopédica adquirida é aquela que se desenvolve depois do nascimento, podendo ser causada por uma doença ou um traumatismo. As deficiências ortopédicas possuem características que podem ser agrupadas em três categorias: deficiência motora, doença degenerativa e distúrbio musculoesquelético. Essas características dependem da doença ou sequela de traumatismo que causou a deficiência.

DEFICIÊNCIA NEUROMOTORA

É a deficiência resultante de um dano ao cérebro, medula espinhal ou nervos periféricos. Nesse tipo de deficiência existe o comprometimento no envio dos impulsos neurais para os músculos do joelho. A consequência é a fraqueza ou ausência dos movimentos da articulação do joelho.

DEFICIÊNCIA FÍSICA JOELHO

DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS

Várias doenças como artrose, artrite reumatóide, osteoporose e alterações no comprimento dos membros inferiores podem limitar e restringir os movimentos do joelho. Todas as complexas estruturas que formam o joelho podem ser afetadas por doenças de várias naturezas.

DOENÇAS DEGENERATIVAS

Doenças degenerativas são aquelas que pioram com o passar do tempo e tendem a danificar progressivamente a estrutura dos tecidos afetados. Essas doenças têm efeito profundo na função motora. Distrofias musculares e esclerose lateral amiotrófica ( ELA ) são exemplos de doenças degenerativas que levam à fraqueza muscular e desafios para a mobilidade.

ANOMALIAS CONGÊNITAS

Anomalias congênitas são frequentemente resultado de anomalias genéticas. A exposição da gestante a determinadas substâncias químicas tóxicas, radiação e medicamentos pode resultar no nascimento de uma criança com alguma anomalia congênita. O mesmo pode acontecer com uma gestante que teve falta de nutrientes adequados, infecções ou outras doenças durante o período gestacional.

DOENÇAS

Poliomielite e tuberculose óssea são exemplos de doenças adquiridas após o nascimento e que podem causar deficiências e déficits motores significativos porque geralmente provocam graus variados de paralisia muscular.

CAUSAS AMBIENTAIS

São classificadas como causas ambientais as deficiências ortopédicas causadas por traumas no nascimento e traumatismos em geral. O trauma do nascimento ocorre durante o trabalho de parto que, quando difícil, pode causar privação de oxigênio ao cérebro do bebê e danos cerebrais permanentes. Traumatismos em geral incluem os traumatismos musculoesqueléticos como fraturas, luxações, roturas ligamentares e amputações. Traumatismos envolvendo a coxa, a articulação do joelho e a perna podem deixar sequelas que provocam deficiências físicas no joelho.