DOR ABAIXO DO JOELHO

DOR ABAIXO DO JOELHO

Dor abaixo do joelho é a dor que o paciente refere sentir abaixo da patela e também na perna. Não é uma queixa tão comum quanto a dor na frente, na lateral, acima ou atrás do joelho. A dor abaixo do joelho pode ter diversas causas, algumas das quais não têm relação direta com a articulação. A dor abaixo do joelho acomete pacientes de todas as idades. É também conhecida como dor infra-patelar. Dor é o principal sintoma que leva um paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho.

DOR ABAIXO DO JOELHO

Dor abaixo do joelho é a dor que o paciente refere sentir na região abaixo da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Dor abaixo do joelho compreende também a dor referida na parte proximal da perna, incluindo a canela e a panturrilha. A dor abaixo do joelho pode variar de intensidade, desde um incômodo até uma dor de forte intensidade. Outros sintomas costumam estar presentes como inchaço, falseio, rigidez articular a até mesmo o bloqueio dos movimentos da articulação. Muitas condições médicas podem provocar dor abaixo do joelho.

CAUSAS DA DOR ABAIXO DO JOELHO

As mais comuns de dor abaixo do joelho são: tendinite patelar, doença de Osgood-Schlatter, lesão meniscal, condromalácia patelar, tendinite da pata de ganso, artrose, artrose patelofemoral, tendinite do bíceps femoral, fratura de estresse, canelite e distensão muscular. Neurite safena, tendinose, osteófitos, osteocondrite dissecante, edema ósseo, câimbras, hoffite, tendinite do semimembranáceo, bursite, plica sinovial, doença arterial periférica e trombose venosa profunda são causas menos comuns, mas também descritas, de dor abaixo do joelho.

TENDINITE PATELAR

Tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar, o forte tendão que liga a patela à tíbia. O tendão patelar é um dos tendões mais fortes do nosso corpo. Ele faz parte do mecanismo extensor do joelho junto com a patela e o músculo quadríceps femoral. Ele suporta forças muito grandes geradas pelo mecanismo biomecânico de alavanca da articulação do joelho. A tendinite patelar é uma das causas mais frequentes de dor abaixo do joelho. Uma tendinite pode evoluir para tendinose se não for corretamente diagnosticada e tratada. A doença de Sinding-Larsen-Johansson é a tendinite patelar em crianças e adolescentes.

DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER

A doença de Osgood-Schlatter é uma osteocondrite, localizada na tuberosidade anterior da tíbia, que acomete crianças ativas que estão em fase de crescimento. A doença de Osgood-Schlatter provoca dor e inchaço na tuberosidade anterior da tíbia, que é o ponto de inserção do tendão patelar. É uma causa comum de dor abaixo do joelho, principalmente nos meninos. A região da tuberosidade tibial costuma ficar bastante sensível.

LESÃO MENISCAL

Os meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem com o formato de meia-lua que se interpõem entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos do joelho funcionam como amortecedores da articulação. Lesões meniscais, quando localizadas nas regiões anteriores dos meniscos, costumam provocar dor na interlinha articular e também dor nas regiões dos côndilos tibiais, ou seja, dor abaixo do joelho. Lesões meniscais acometem pacientes de todas as idades. 

DOR ABAIXO JOELHO

CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalácia patelar é a doença caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A condromalácia patelar pode provocar dor distal à patela quando o comprometimento condral envolve a cartilagem mais próxima do ápice do osso. Esse tipo de lesão causa dor abaixo do joelho. Condromalácia patelar é mais comum em pacientes jovens. A incidência é maior em mulheres.

TENDINITE DA PATA DE GANSO

A tendinite da pata de ganso é o processo inflamatório dos tendões dos músculos grácil, sartório e semitendíneo na sua inserção na região proximal e medial da tíbia, cerca de 5 centímetros abaixo da interlinha articular. A tendinite da pata de ganso é mais comum em mulheres acima dos 40 anos de idade. Além da dor abaixo do joelho, a inflamação dos três tendões também deixa o local inflamado inchado.

ARTROSE

Artrose é o processo degenerativo da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação sinovial. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. É uma doença que ainda não tem cura conhecida. A cartilagem é um tecido que não tem capacidade de regeneração. O principal sintoma da artrose no joelho é a dor. Muitos pacientes referem dor na articulação do joelho e também dor abaixo do joelho. Inchaço e rangidos quando se movimenta o joelho são os outros dois sintomas comuns do joelho artrósico. A artrose é uma doença mais comum de ser diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos de idade.

ARTROSE PATELOFEMORAL

A artrose pode comprometer o compartimento anterior do joelho. Esse compartimento é formado pela articulação da patela na tróclea femoral. Essa articulação é chamada de patelofemoral. A artrose patelofemoral provoca dor na região anterior do joelho e também dor abaixo do joelho, principalmente quando o paciente faz esforços com o joelho. Subir e descer escadas, agachar e ajoelhar provocam muita dor no paciente que tem artrose patelofemoral.

TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

O músculo bíceps femoral é um dos músculos isquiotibiais, que são os grandes músculos da região posterior da coxa. Seu forte tendão se insere na cabeça da fíbula, abaixo da interlinha articular lateral. Processos inflamatórios do tendão do bíceps femoral, conhecidos como tendinite do bíceps femoral, comum em corredores e ciclistas, fazem o paciente sentir dor abaixo do joelho. A deficiência de alongamento da musculatura posterior da coxa é a causa principal de inflamação do tendão.

DOR DO JOELHO PARA BAIXO

FRATURA DE ESTRESSE

Fratura de estresse é um tipo especial de fratura óssea caracterizada por microfraturas do osso esponjoso devido a microtraumas de repetição. Fraturas de estresse no joelho comumente acometem a tíbia proximal e a queixa principal dos pacientes com esse tipo de lesão é dor abaixo do joelho. Microtraumas de repetição são comuns em corredores e atletas de esportes com saltos.

CANELITE

A canelite, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, é o processo inflamatório que acomete o tecido ósseo, o periósteo, os tendões, a fáscia e os músculos na região medial da diáfise tibial. Canelite é muito comum em corredores e jogadores de esportes como futebol, futsal, basquetebol, voleibol e handebol. O paciente com canelite sente dor abaixo do joelho e ao longo da borda medial da tíbia.

DISTENSÃO MUSULAR

Distensões musculares envolvendo os músculos da panturrilha são muito comuns, principalmente em atletas. As lesões musculares mais comuns da panturrilha envolvem o ventre medial do músculo gastrocnêmio e também o músculo sóleo. Esse tipo de lesão costuma se manifestar clinicamente com dor tipo fisgada na panturrilha, atrás e logo abaixo do joelho. São lesões muito comuns em atletas de vários esportes.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor abaixo do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para se diagnosticar a causa da dor no joelho. Outros exames, como RX, ecografia, tomografia, cintilografia e eletroneuromiografia podem ser solicitados pelo médico especialista dependendo do caso.

TRATAMENTO

O tratamento da dor abaixo do joelho é direcionado para a causa do processo álgico que foi diagnosticada pelo médico ortopedista especialista em joelho. Uma cirurgia pode ser necessária, dependendo do caso.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho e um médico especialista sempre deve ser consultado quando o paciente apresentar esse sintoma. O diagnóstico precoce e o tratamento correto das doenças e lesões do joelho evitam o seu agravamento e problemas futuros.