
DOR INTERMITENTE NO JOELHO
Dor intermitente no joelho é um problema bastante comum e é caracterizada por um quadro de dor que aparece e desaparece de tempos em tempos. Dor intermitente é a dor que aparece e desaparece em intervalos, mas sem uma continuidade constante. A dor intermitente no joelho é esporádica, não constante, e aparece em determinados momentos para desaparecer logo em seguida. Um exemplo bastante comum é a dor no joelho que surge após uma atividade física intensa e que desaparece algum tempo depois de repouso, voltando a aparecer quando o paciente volta a fazer a atividade física. Aparecer e depois desaparecer é o que caracteriza a dor chamada de intermitente.
DOR INTERMITENTE NO JOELHO
Dor intermitente no joelho é uma queixa bastante comum de muitos pacientes no consultório. Esse tipo de dor, que aparece para depois desaparecer, pode ser causada por inúmeras causas como lesões, doenças degenerativas e sobrecarga articular. Dor intermitente é o tipo de dor que aparece e desaparece de tempos em tempos e costuma ter uma causa específica. A dor intermitente no joelho pode ser classificada, conforme a sua intensidade, em leve, moderada ou intensa. Ela pode ser desencadeada por atividades físicas, mas existe também dor intermitente no joelho que aparece sem um motivo aparente. A dor intermitente no joelho pode ser localizada em uma área específica ou pode se espalhar por toda a articulação.
CAUSAS COMUNS
Existem muitas causas de dor intermitente no joelho. As causas mais comuns, descritas na literatura médica, são: entorses, lesão meniscal, artrose, síndrome do trato iliotibial, condromalácia patelar e bursite. As entorses do joelho estão relacionadas às lesões ligamentares da articulação. A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro da articulação. Nas fases iniciais da doença a dor da artrose aparece e desaparece e depende das atividades doáreis que o paciente faz.

SINTOMAS
A dor intermitente no joelho pode se manifestar de muitas formas diferentes e depende da causa subjacente. A dor pode ser aguda e latejante e ser acompanhada de rigidez articular, inchaço e estalos. É bastante comum que a dor apareça e seja agravada pela prática de atividades físicas. Um exemplo muito comum é do jogador recreativo de futebol que joga bola no fim de semana, seu joelho incha e dói, ele toma um remédio e descansa e o joelho parece voltar ao normal durante a semana, para repetir o ciclo no próximo final de semana.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da dor intermitente que acomete o joelho é feito pelo exame físico da articulação e também por exames complementares. O principal exame para se diagnosticar a causa desse tipo de dor no joelho é a ressonância magnética. Outros exames podem ser solicitados, à critério do médico especialista.
TRATAMENTO
O tratamento da dor que aparece e desaparece no joelho é direcionado à causa da dor diagnosticada pelo médico especialista. O tratamento pode ser conservador, com repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia, e, eventualmente, com cirurgia.
ESPECIALISTA
Pacientes que sentem dor no joelho, que aparece e desaparece de tempos em tempos, devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Não é normal sentir dor no joelho. O diagnóstico precoce da causa da dor pode evitar o agravamento de lesões e futuras sequelas.