DOR NO JOELHO AO ANDAR
Dor no joelho ao andar é uma queixa bastante comum, principalmente entre pessoas de mais idade que apresentam artrose no joelho. Ter os joelhos artrósicos doloridos pode ser um desafio para fazer caminhadas. Por outro lado, caminhar é uma das atividades físicas que pode reduzir a dor e manter a função articular do joelho cuja cartilagem está degenerando. A dor no joelho ao andar não pode ser um impedimento para que o paciente com artrose no joelho inicie e mantenha um programa de caminhadas, atividade que costuma ser bastante benéfica e ajuda no tratamento da artrose.
DOR NO JOELHO AO ANDAR
Dor no joelho ao andar em pacientes que apresentam artrose não pode ser um obstáculo para um programa de caminhadas. Caminhar é o exercício preferido dos pacientes com gonartrose. Esse tipo de atividade ajuda a diminuir os sintomas da artrose, melhora a qualidade de vida, mantêm a saúde do coração, mantêm os ossos fortes e a boa mobilidade articular. Existem algumas dicas para caminhar quando os joelhos têm artrose. Veremos essas dicas a seguir.
ANDAR FAZ BEM PARA O JOELHO
Os ossos que formam a articulação do joelho são revestidos por cartilagem. O tecido condral é um tecido muito especializado cuja principal característica fisiológica é não ter suprimento de sangue. A nutrição da cartilagem depende do líquido sinovial e dos movimentos articulares. Movimentar o joelho e fazer ele suportar um pouco de carga mantêm a nutrição da cartilagem. Uma articulação, para se manter saudável, precisa de movimentos. Andar é o melhor exercício que se pode fazer para o joelho com artrose.
POSSO ANDAR COM DOR NO JOELHO?
Joelhos artrósicos que apresentam dor leve ou moderada costumam se beneficiar com caminhadas. Movimentar o joelho enquanto ele suporta alguma carga é ótimo para a lubrificação articular e para a nutrição da cartilagem. Além de diminuir a dor, as caminhadas também diminuem o inchaço e a rigidez articular. Mas, se a intensidade da dor for intensa, é melhor seguir as orientações do seu médico ortopedista. Joelhos com artrose muito avançada costumam ser muito doloridos e a caminhada pode não ser suportável. Para esses pacientes com artrose nas fases mais avançadas o ideal é fazer exercícios aquáticos em uma piscina.
PRECAUÇÕES PARA DIMINUIR A DOR NO JOELHO AO ANDAR
Existem algumas precauções que o paciente com gonartrose deve ter para evitar a dor no joelho ao andar. A caminhada deve ser feita em superfícies planas e regulares. O tempo de caminhada não deve ser excessivo. De trinta minutos a uma hora por dia é o ideal ou, se preferir, 6.000 passos em cada caminhada diária. O tênis para caminhar deve ser leve, macio e ter um bom sistema de amortecimento. Antes de começar a caminhada é preciso fazer um pequeno aquecimento e alguns exercícios de alongamento. Algumas pessoas sentem-se confortáveis com bastões de caminhada. O melhor horário para caminhar é aquele onde o joelho artrósico está menos dolorido. Esse horário costuma ser nas manhãs, quando os joelhos com artrose estão desinchados e sem dor.
OUTRAS ATIVIDADES
Exercícios para alongar e fortalecer os membros inferiores, ciclismo e atividades aquáticas podem ser feitos em outros horários do dia, além das caminhadas.
CUIDADO COM O PESO
Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade é muito importante para o paciente que tem artrose no joelho. O excesso de peso corporal é o fator número um para o aumento do desgaste da cartilagem do joelho com artrose.
ESPECIALISTA
O paciente que tem artrose no joelho pode diminuir a dor no joelho ao andar, com caminhadas e outras atividades físicas, mas os exercícios devem ser feitos com orientação de um médico ortopedista especialista em joelho. Cada joelho artrósico tem as suas particularidades. Somente o médico do paciente é quem pode orientar sobre as melhores atividades físicas que podem ajudar a diminuir os sintomas da doença artrose.