DOR NO JOELHO AO CHUTAR BOLA
Dor no joelho ao chutar bola costuma ser sintoma da existência de uma lesão envolvendo a articulação e/ou os tecidos periarticulares. Esse tipo de dor, que é mais comum entre os jogadores de futebol, costuma preocupar os atletas, tanto amadores quanto profissionais, porque pode levar o jogador ao afastamento dos treinos e jogos para fazer o tratamento do machucado. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da lesão que está causando a dor no joelho é importante porque existem lesões que podem piorar se o jogador insistir em continuar chutando bola.
DOR NO JOELHO AO CHUTAR BOLA
Dor no joelho ao chutar bola é uma das maiores preocupações entre os jogadores de futebol. Esse sintoma indica que existe algum machucado no joelho. A dor no joelho ao chutar bola durante a prática do futebol pode ter várias causas. Lesões no joelho podem ser provocadas pelo próprio movimento de chutar a bola, por contusões e por entorses. Contusões são os traumatismos diretos, ou seja, as batidas e pancadas que o joelho pode sofrer durante o joelho. Entorses são os traumatismos indiretos, ou seja, as torções que o joelho pode sofrer quando, por exemplo, o corpo gira sobre o joelho estando o pé firmemente fixado ao chão pelo uso da chuteira. A dor no joelho durante os chutes pode acometer jogadores de futebol de campo ou de futebol de salão indistintamente. Casos de dor intensa ao chutar a bola podem tirar o jogador dos treinos e dos jogos.
DOR NO JOELHO
Não é normal sentir dor no joelho quando se chuta bola. A dor deve preocupar o jogador de futebol se ela for persistente, se não passar sozinha dentro de alguns dias ou se tiver associada a outros sinais e sintomas como inchaço, rangidos e falseios. Uma das características da dor ao chutar bola é sua relação direta com a velocidade do chute. A dor pode se manifestar em qualquer movimento de chutar ou apenas nos movimentos de maior velocidade e potência. A maior preocupação do jogador de futebol que sente dor no joelho é sobre a causa da dor. Existem lesões que podem precisar de intervenção cirúrgica e afastar o jogador do esporte por vários meses até a sua completa recuperação. Existem casos em que, dependendo da natureza da lesão, o jogador não consegue voltar aos campos com a mesma desenvoltura de antes de se machucar.
CHUTE
Chutar é uma forma de aplicar força a um objeto usando o pé. O chute é o principal movimento no jogo de futebol para impulsionar a bola. Chutar aplica estresse nos tecidos musculoesqueléticos do membro inferior. O joelho é a articulação que mais recebe o estresse das forças geradas no movimento de chutar a bola. Esse estresse, quando repetitivo ou em excesso, pode provocar lesões articulares.
LESÕES COMUNS
Existem algumas lesões que tipicamente provocam dor no joelho quando se faz o movimento de chutar a bola. Essas lesões são: distensão muscular do quadríceps femoral, tendinite quadricipital, condromalácia patelar, tendinite patelar, doença de Osgood-Schlatter, doença de Sinding-Larsen-Johansson, lesão do ligamento colateral medial, tendinite da pata de ganso, fratura de estresse e lesão meniscal.
ESPECIALISTA
O jogador de futebol que sente dor no joelho quando chuta a bola deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento da lesão. Ignorar a dor e continuar jogando bola pode piorar a lesão.