DOR NO JOELHO AO CORRER NA ESTEIRA
Dor no joelho ao correr na esteira é um sintoma relativamente comum que pode acometer corredores que praticam a corrida indoor. A corrida indoor, ou corrida em esteira, apresenta algumas vantagens sobre a corrida tradicional. A principal delas é que a absorção de choques é bem maior na corrida numa esteira do que na corrida num piso mais duro como calçada, asfalto ou até mesmo uma pista de corrida. Várias são as causas de dor no joelho ao correr na esteira. Importante lembrar que não é normal sentir dor no joelho ao correr.
DOR NO JOELHO AO CORRER NA ESTEIRA
Dor no joelho ao correr na esteira não significa, necessariamente, que o corredor tenha algum problema no joelho. Tênis errados, inclinação inadequada ou má postura ao correr na esteira podem, por exemplo, provocar dor na região do joelho. Mas a dor pode também estar relacionada a uma lesão. Lesões prévias no joelho podem se tornar sintomáticas ao correr na esteira, assim como lesões por uso excessivo podem se desenvolver nos joelhos dos corredores que abusam dos treinos na esteira. As principais causas de dor no joelho ao correr na esteira são: má postura, tênis inadequados, excesso de inclinação, falta de alongamento muscular e a própria esteira.
MÁ POSTURA
A principal causa de dor no joelho ao correr na esteira é a postura de corrida inadequada. A mecânica de corrida na esteira é um pouco diferente do que na corrida convencional. Uma postura inadequada impede os impactos das passadas de serem adequadamente dispersos e podem causar dor no joelho. Na corrida na esteira os pés devem pousar na esteira alinhados com os quadris e nunca à frente dos quadris. Esse detalhe facilita a impulsão para frente, não força os joelhos e facilita a absorção dos impactos.
TÊNIS INADEQUADOS
Correr na esteira com tênis inadequados contribui para o aumento das dores nos joelhos. Usar tênis especiais de corrida, com bom sistema de amortecimento, ajuda na absorção dos impactos da corrida. Corredores que têm os pés pronados ou supinados devem usar tênis adequados para essas condições.
EXCESSO DE INCLINAÇÃO
O ideal ao correr numa esteira é deixá-la sem inclinação. Correr com a esteira inclinada força todos os músculos do joelho e pode causar, além de dores, lesões por uso excessivo. Ao correr numa esteira com inclinação os tornozelos se movem menos e os joelhos ficam sobrecarregados para compensar o movimento para frente do corpo inclinado.
FALTA DE ALONGAMENTO
A falta de alongamento dos músculos do joelho pode provocar lesões em corredores. Alongar e fortalecer os músculos do joelho é fundamental para todos os corredores. A artrocinemática do joelho depende do perfeito equilíbrio dos músculos que atuam na articulação. Músculos agonistas e antagonistas devem trabalhar em harmonia para que a amplitude dos movimentos durante a corrida atinja seus limites fisiológicos sem estressar a articulação.
QUALIDADE DA ESTEIRA
Uma causa possível de dor no joelho ao correr na esteira é a baixa qualidade da própria esteira. Modelos de esteira mais simples, compactos, sem sistema adequado de amortecimento, podem provocar dor e lesões no joelho. Ao comprar uma esteira para correr em casa o corredor deve optar por modelos mais sofisticados e evitar as esteiras mais simples e baratas. Não precisa comprar a esteira mais sofisticada e cara do mercado. Um modelo intermediário já é suficiente para evitar os problemas que esteiras mais simples podem causar nos joelhos.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho ao correr na esteira. Na presença desse sintoma o corredor deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto do problema.