DOR NO JOELHO AO CRUZAR AS PERNAS

DOR NO JOELHO AO CRUZAR AS PERNAS

Algumas pessoas sentem dor no joelho ao cruzar as pernas. Cruzar as pernas é um hábito que pode provocar dor e até machucar os joelhos. No escritório, na sala de espera, num restaurante ou em casa, a postura preferida por muitas pessoas é cruzar uma perna sobre a outra para relaxar e se sentir confortável. Existem pessoas que passam várias horas do dia mantendo as pernas na posição cruzada. Dor no joelho ao cruzar as pernas é um sintoma de que essa posição pode não ser tão boa quanto a maioria das pessoas imagina.

CRUZAR AS PERNAS

Desde pequenos aprendemos que devemos sentar corretamente. Sentar corretamente significa, geralmente, manter os ombros para trás, cruzar as pernas e evitar ficar com o corpo numa posição desleixada. Cruzar as pernas costuma ser um hábito adquirido na infância por influência dos pais e professores na escola. Uma pessoa educada deve saber se portar e sentar direito. Mas o hábito de cruzar as pernas, ao contrário do que pensamos, pode ser maléfico para o corpo, inclusive para os joelhos. A posição de pernas cruzadas pode provocar dor no joelho. A articulação do joelho funciona como uma alavanca quando é fletida. A força aplicada na articulação fletida é multiplicada algumas vezes por esse princípio biomecânico da alavanca. Quando cruzamos as pernas colocamos compressão e pressão nas articulações, vasos sanguíneos e nervos dos membros inferiores na região do joelho. Sentar com as pernas cruzadas deixa os quadris desnivelados, deixa a coluna fica desalinhada, pode amortecer as pernas devido à compressão dos nervos, deixa o corpo numa má postura, dificulta o retorno venoso devido à compressão dos vasos sanguíneos e pode machucar a cartilagem, os tendões, os meniscos e os ligamentos do joelho. Estudos descobriram que a má postura corporal causada pelo movimento de cruzar as pernas aumenta a dor nos joelhos, desacelera a digestão, afeta a circulação e aumenta os níveis de estresse. 

CRUZAR AS PERNAS E DOR NO JOELHO

DOR NO JOELHO

A articulação do joelho, biomecanicamente falando, funciona como uma alavanca quando é fletida. O movimento de cruzar as pernas, por esse motivo, sobrecarrega todas as estruturas que formam a articulação do joelho. A dor que algumas pessoas sentem no joelho quando cruzam as pernas é devido, na maioria das vezes, a essa sobrecarga extra que a articulação tem que suportar. Existem ainda pessoas que têm doenças ou lesões pré-existentes nos joelhos. Nesses casos a dor no joelho ao cruzar as pernas provoca o aparecimento ou o aumento desse sintoma relacionado ao problema articular.

CAUSAS COMUNS

O fato de cruzar as pernas estressa as estruturas que formam a articulação do joelho. Essa sobrecarga, por si só, pode provocar dor no joelho em algumas pessoas. Quem tem alguma doença ou lesão no joelho pode experimentar uma piora da dor quando adota a posição de pernas cruzadas. As causas mais comuns de dor no joelho ao cruzar as pernas em pacientes que já apresentam algum problema no joelho são: tendinite, bursite, lesão ligamentar, condromalácia patelar, síndrome do trato iliotibial, lesão meniscal, artrose, presença de corpos livres, luxação patelar e lesão condral.

ESPECIALISTA

O paciente que sente dor no joelho ao cruzar as pernas deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor. O diagnóstico precoce de problemas no joelho pode evitar complicações futuras. Existem lesões, como aquelas que acometem a cartilagem, que podem ser irreparáveis.