DOR NO JOELHO AO DOBRAR
Dor no joelho ao dobrar e esticar a perna é uma das queixas mais comuns nos consultórios de médicos ortopedistas especialistas em joelho. A dor no joelho ao dobrar a articulação pode ser causada por centenas de doenças e lesões. Dor no joelho não é normal e deve sempre ser investigada porque problemas sérios começam, muitas vezes, com uma simples dor ao dobrar o joelho. É importante observar que não é normal sentir dor no joelho e que um médico especialista deve ser consultado sempre que esse sintoma se manifestar.
DOR NO JOELHO AO DOBRAR
Dor no joelho ao dobrar e esticar a perna talvez seja uma das queixas mais frequentes dos pacientes que consultam os serviços de ortopedia. O joelho é uma articulação muito importante no nosso corpo. O movimento de dobrar e esticar o joelho é feito muitas vezes ao longo de um dia. As estruturas anatômicas que formam a articulação do joelho, como ossos, músculos, tendões, ligamentos, meniscos e cartilagem são solicitadas sempre que a junta se move. Qualquer problema em uma dessas estruturas pode causar dor no joelho ao dobrar e esticar a perna.
JOELHO COMO ALAVANCA
Dobrar e esticar a perna parecem, à primeira vista, movimentos banais da articulação do joelho. Mas, do ponto de vista fisiológico, esses movimentos são extremamente complexos e envolvem várias estruturas anatômicas e uma complexa rede neural. A maioria das articulações do nosso corpo são classificadas como alavancas de terceira classe. Os movimentos do joelho são classificados, biomecanicamente, também como sendo pertencentes a um sistema de alavancas de terceira classe. Nesse tipo de sistema a força é um componente intermediário e é aplicada entre o fulcro e a carga. A flexão e a extensão do joelho só são possíveis pelo sistema de alavanca de terceira classe. Fletir e estender o joelho são movimentos essenciais para se andar, correr, pular e chutar. Durante a flexão do joelho, o ponto de inserção dos músculos isquiotibiais na tíbia é a força, a articulação femorotibial é o fulcro e o peso da perna é a carga. Durante a extensão, o ponto de inserção do tendão do quadríceps é a força, a articulação femorotibial é o fulcro e o peso da perna é a carga. Sistemas de alavanca de terceira classe são usados para aumentar a velocidade de um corpo e permitem uma ampla gama de movimentos.
CAUSAS DE DOR NO JOELHO
Dor ao dobrar o joelho pode ser causada por problemas simples que se curam sozinhos sem a necessidade de intervenção médica. Aqui discutiremos as causas mais comuns de dor no joelho, ao dobrar e esticar a perna, que requerem atenção médica. O tipo da dor e a sua localização são fatores que ajudam o médico ortopedista no diagnóstico da causa da dor. A dor que deve chamar a atenção do paciente para que busque orientação médica é aquela dor persistente, que não melhora com o passar do tempo e costuma, inclusive, piorar com o passar dos dias. A dor é a sensação ruim que sentimos quando alguma coisa não está bem com o nosso corpo. Ela é uma espécie de alarme que indica que alguma coisa está errada.
DOR AO DOBRAR O JOELHO
As causas mais comuns de dor no joelho ao dobrar e esticar a perna são: condromalácia patelar, tendinite patelar, síndrome do trato iliotibial, tendinite dos isquiotibiais, tendinite do quadríceps, bursite, artrose, cisto de Baker e traumatismos. Cerca de 25% da população mundial de adultos tem crises regulares de dor no joelho. Isso não deveria ser nenhuma surpresa porque os joelhos lidam com uma tremenda quantidade de estresse mecânico diariamente. Para cada um quilo de peso corporal, nossos joelhos são submetidos de 5 a 7 quilos de pressão quando são dobrados ou estão sustentando o peso corporal. Sentir alguma dor no joelho ao dobrar a articulação, descer escadas, agachar e ajoelhar acaba sendo uma coisa relativamente comum. Lesões traumáticas do joelho podem ser perceptíveis imediatamente após o traumatismo ou algumas horas depois, quando a dor e a inflamação se instalam na articulação machucada. Esportes, quedas e acidentes no trabalho são as causas mais comuns de traumatismos que provocam dor no joelho.
DOR ATRÁS DO JOELHO AO DOBRAR
A dor atrás do joelho que aparece ou aumenta quando se dobra a perna para trás costuma ter como causas principais o cisto de Baker, a tendinite dos isquiotibiais e a artrose.
DOR AGUDA NO JOELHO AO DOBRAR
A dor aguda no joelho ao dobrar a articulação costuma ter como causas principais as lesões de ligamento, lesões nos meniscos, artrose e tendinite patelar.
DOR ACIMA DA PATELA AO DOBRAR
A dor localizada acima da patela, que aparece ou se exacerba quando se dobra o joelho, é mais comumente causada pela tendinite do quadríceps, bursite e artrose.
DOR NA PATELA AO DOBRAR
A dor na região patelar e peri-patelar, quando se dobra o joelho, costuma ter como causas a condromalácia patelar, tendinite do quadríceps, tendinite patelar, síndrome da hiperpressão lateral da patela, plica sinovial e bursite.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da dor ao dobrar o joelho é feito pelo médico especialista através do exame físico e de exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar lesões e doenças do joelho. Outros exames, como RX, tomografia, ecografia, cintilografia e exames de sangue podem ser necessários, em alguns casos, para se diagnosticar a causa de dor no joelho.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho depende do diagnóstico feito pelo médico especialista. O tratamento pode ser conservador com repouso, medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos há necessidade de intervenção cirúrgica. O melhor tratamento será indicado pelo médico ortopedista.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho. A dor persistente, que não passa e que incomoda o paciente nas suas atividades diárias, requer atenção médica. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que o paciente se queixar de dor no joelho. Muitos problemas, quando diagnosticados e tratados precocemente, podem ser resolvidos com resultados satisfatórios.