
DOR NO JOELHO AO FAZER TRILHA
Dor no joelho ao fazer trilha é um sintoma que muitos praticantes desse tipo de atividade enfrentam e que pode limitar o divertimento. Fazer trilha é uma atividade física que envolve caminhar, pedalar e/ou correr caminhos pré-estabelecidos ao ar livre. Trata-se de uma excelente forma de conhecer a natureza. Fazer trilhas proporciona aos praticantes benefícios físicos e mentais. Mas, para alguns praticantes, dor no joelho ao fazer trilha pode comprometer a prática dessa atividade tão prazerosa.
DOR NO JOELHO AO FAZER TRILHA
Dor no joelho ao fazer trilha é uma queixa relativamente comum entre os praticantes desse tipo de atividade física. A prática de fazer trilhas tem aumentado significativamente nos últimos tempos no nosso país. Trata-se de uma atividade física que proporciona uma conexão única com a natureza. Os praticantes procuram os benefícios físicos e mentais da prática de atividades ao ar livre. Mas muitos trilheiros enfrentam um desafio: dor no joelho ao fazer trilha. Sentir desconforto e dor no joelho pode comprometer as atividades do trilheiro, principalmente nas trilhas mais íngremes.

CAUSAS DE DOR NO JOELHO EM TRILHAS
Sobrecarga articular, impactos repetitivos, postura incorreta e condromalácia patelar são as causas mais comuns de dor no joelho ao fazer trilha. A sobrecarga articular no joelho acontece por causa das irregularidades no terreno, especialmente em subidas e descidas. Lesões por impactos no joelho acontecem pelo impacto repetitivo ao pisar em pedras, raízes e irregularidades no solo. Manter a postura correta é muito importante ao se percorrer uma trilha. As pisadas devem ser corretas, o alinhamento corporal deve ser bom e o trilheiro deve usar calçados adequados para a atividade. A condromalácia patelar é a doença caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A cartilagem patelar amolecida fica suscetível a se desgastar, num processo chamado artrose. Trilheiros com condromalácia patelar reclamam de dor e rangidos na frente do joelho, além de inchaço. A dor piora nas subidas e descidas, sendo mais intensa nas descidas porque o peso do corpo precisa ser freado.
DIAGNÓSTICO
Diagnosticar a causa da dor no joelho do praticante de trilhas é importante para se instituir o tratamento correto. O diagnóstico da causa da dor é feito pelo exame físico da articulação e também por exames complementares de imagem. O exame mais importante para se avaliar a articulação do joelho é a ressonância magnética.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho do trilheiro será direcionado à causa da dor diagnosticada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento é conservador e consiste em repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Alguns casos podem precisar de intervenção cirúrgica. Casos de condromalácia patelar podem ser tratados com a aplicação intra-articular de ácido hialurônico. Esse tratamento apresenta excelentes resultados e evita a evolução da condromalácia para artrose.

PREVENÇÃO
Escolher o calçado adequado para fazer trilha, alongar e fortalecer os músculos do joelho, fazer aquecimento antes de começar a trilha, evitar fazer a trilha com pressa e evitar fazer a trilha quando o joelho estiver doendo são os principais cuidados para evitar a dor e/ou o agravamento de uma lesão no joelho do trilheiro.
ESPECIALISTA
Praticantes de trilhas que sentem dor no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto. Diagnóstico precoce e tratamento correto evitam problemas no futuro.