DOR NO JOELHO AO GIRAR O PÉ
Dor no joelho ao girar o pé, para dentro ou para fora, é sintoma da presença de lesão envolvendo alguma estrutura da articulação do joelho. A dor no joelho que o paciente sente quando gira o pé pode ser referida na parte interna, na parte externa ou na parte da frente do joelho. Girar o pé faz com que a perna também seja girada. A rotação da perna aplica forças compressivas e/ou de tração em várias estruturas anatômicas do joelho. Quando uma dessas estruturas estressadas está lesionada, o paciente irá referir dor no joelho.
DOR NO JOELHO AO GIRAR O PÉ
Dor no joelho ao girar o pé é sinal de alguma lesão no joelho. Esse sintoma é interessante porque a dor no joelho só aparece quando o pé é movimentado para dentro ou para fora. A torção do joelho, resultante do movimento rotacional do pé, pode provocar diferentes tipos de dor no joelho dependendo da estrutura articular que está lesionada. Muitos testes do joelho são baseados na torção da perna para provocar dor no joelho, como o teste de McMurray e o teste de Apley. Esses testes, que sano manobras provocativas, servem para o médico especialista identificar clinicamente lesões nos meniscos. Girar o pé para provocar dor no joelho também pode indicar a presença de lesão nos ossos, músculos, cartilagem e nervos do joelho. O joelho que dói quando o pé é girado pode apresentar outros sintomas além da dor como fraqueza, falseio, inchaço e travamento. O movimento de girar o pé, e consequentemente a perna, está presente em vários esportes. O futebol é um bom exemplo. Jogadores de futebol com lesão no joelho costumam referir dor na articulação quando chutam a bola. O movimento de chutar a bola exige algum grau de rotação do pé. A dor no joelho machucado é provocada pelo giro do pé no momento em que a bola é chutada. Jogadores de basquetebol também costumam se deixar de dor no joelho machucado nos movimentos de giro do corpo durante o joelho.
DOR NA PARTE INTERNA DO JOELHO
Dor na parte interna do joelho quando gira o pé é sinal de lesão no menisco medial, lesão do ligamento colateral medial ou artrose. As estruturas do compartimento medial do joelho são estressadas quando o pé é girado externamente. A dor da artrose do joelho é causada pelo contato de osso com osso dentro da articulação ou por contato entre os osteófitos.
DOR NA PARTE EXTERNA DO JOELHO
Dor na parte externa do joelho quando gira o pé é sinal de lesão no menisco lateral, lesão do ligamento colateral lateral ou artrose. As estruturas do compartimento lateral do joelho são estressadas quando o joelho é girado internamente.
DOR NA FRENTE DO JOELHO
Dor na região anterior do joelho quando gira o pé é sinal de instabilidade patelar ou da presença de uma plica sinovial. As estruturas do compartimento anterior do joelho podem ser estressadas com a rotação interna ou rotação externa do pé. Pacientes com luxação patelar recidivante podem deslocar a patela do lugar com uma simples rotação do pé.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da causa da dor no joelho quando gira o pé é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares. Exames de imagem como RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética ajudam o médico especialista a diagnosticar a lesão no joelho que está provocando dor. Outros exames complementares podem ser solicitados conforme a suspeita diagnóstica.
ESPECIALISTA
Pacientes com dor no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista de joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto do problema. Muitos pacientes não procuram atendimento médico porque acreditam que não têm uma lesão importante, uma vez que a dor no joelho aparece apenas com determinados movimentos e não é constante.