DOR NO JOELHO AO PEDALAR

DOR NO JOELHO AO PEDALAR

Dor no joelho ao pedalar é uma queixa bastante comum entre os ciclistas. A causa mais comum de dor no joelho ao pedalar é o uso excessivo da articulação durante a prática do ciclismo. Movimentos articulares repetitivos, quando executados de maneira excessiva, provocam lesões que podem acometer qualquer um dos diferentes tecidos que formam a complexa articulação do joelho. A dor no joelho ao pedalar pode variar de um pequeno desconforto até um quadro de dor de alta intensidade que impede o ciclista de continuar pedalando. É possível prevenir a dor no joelho ao pedalar com a adoção de alguns cuidados simples.

DOR NO JOELHO AO PEDALAR

Dor no joelho ao pedalar é a queixa mais comum, relacionada ao uso excessivo do joelho, entre os ciclistas, tanto profissionais quanto por quem pedala de maneira recreativa. Os ciclistas amadores se queixam mais de dor no joelho ao pedalar do que os ciclistas profissionais e a dor, na maioria das vezes, é de leve a moderada intensidade. A dor no joelho em ciclistas pode aparecer na região anterior, medial, lateral e posterior da articulação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é, provavelmente, a articulação mais exigida durante o movimento de pedalar da bicicleta. O ciclista deve ficar atento às características da dor no joelho quando esse sintoma aparece. A dor pode, muitas vezes, estar associada a outros sintomas como estalos, rangidos, inchaço e formigamentos. Pedalar é um ótimo exercício físico. A prática do ciclismo aumentou bastante nos últimos anos. Dor no joelho ao pedalar pode comprometer a prática do esporte, atrapalhar o desempenho físico e desmotivar o ciclista, principalmente aqueles que estão começando a pedalar. O movimento de pedalar é um movimento repetitivo. Uma hora pedalando pode exceder 5.000 ciclos de revoluções dos pedais. Microtraumas cumulativos, devido ao excesso de repetição dos movimentos, acabam se transformando em lesões que causam dor no joelho ao pedalar.

DOR NA FRENTE DO JOELHO

A causa mais comum de dor na frente do joelho em ciclistas é a condromalácia patelar. A segunda causa mais comum é a tendinite patelar. A patela e o tendão patelar fazem parte do mecanismo extensor do joelho. O mecanismo extensor do joelho é formado pelo músculo quadríceps femoral, tendão quadricipital, patela e tendão patelar. Essas estruturas anatômicas são muito exigidas durante o movimento de pedalar.

DOR NO JOELHO PEDALAR

DOR ATRÁS DO JOELHO

A causa mais comum de dor atrás do joelho em ciclistas é a tendinite dos isquiotibiais. Os isquiotibiais são os três grandes músculos da região posterior do joelho: semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral. Os isquiotibiais são antagonistas do quadríceps femoral e também são muito exigidos durante o movimento de pedalar.

DOR NA PARTE DE DENTRO DO JOELHO

A causa mais comum de dor na parte de dentro do joelho em ciclistas é a tendinite da pata de ganso. A segunda causa mais comum é a lesão do menisco medial. A pata de ganso é o nome dado à inserção conjunta dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo na tíbia. Os três tendões que formam a pata de ganso são rotadores internos do joelho e podem se inflamar, principalmente, pelo posicionamento errado dos pés nos pedais. As lesões do menisco medial raramente são causadas pelo movimento de pedalar. O mais comum é o ciclista já ter a lesão no menisco e sentir dor ao andar de bicicleta.

DOR NA PARTE DE FORA DO JOELHO

A causa mais comum de dor na parte de fora do joelho em ciclistas é a síndrome do trato iliotibial. A síndrome do trato iliotibial é um processo inflamatório que acomete o trato iliotibial no local onde ele atrita com o côndilo femoral lateral. O trato iliotibial é a larga e espessa aponeurose conjunta dos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo. A síndrome do trato iliotibial é comum em corredores e ciclistas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor no joelho ao pedalar é feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. RX, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames mais comumente solicitados pelos médicos especialistas. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para identificar as lesões do joelho.

DOR NO JOELHO BICICLETA

TRATAMENTO

O tratamento da dor no joelho ao pedalar é direcionado para a causa da dor identificada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento é conservador com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e algumas sessões de fisioterapia para joelho. O tratamento cirúrgico da causa da dor no joelho do ciclista não é muito comum.

PREVENÇÃO

O ajuste da bicicleta e o preparo físico do ciclista para pedalar são importantes para prevenir a dor no joelho. O ajuste da bicicleta, também conhecido como bike fit, deve ser feito por um profissional qualificado. Existe um ajuste ideal da bicicleta para cada ciclista porque cada pessoa tem suas próprias características antropométricas. Alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho, bem como fazer aquecimento antes de começar a pedalar, fazem parte do preparo físico de todo ciclista para prevenir o aparecimento da dor no joelho.

PEDALAR FAZ BEM PARA OS JOELHOS?

Pedalar pode tanto fazer bem como fazer mau para os joelhos, dependendo de vários fatores. O ciclismo é classificado como uma atividade de baixo impacto. Por outro lado, pedalar é um movimento repetitivo que pode sobrecarregar o joelho. Como acontece com qualquer outro esporte, é preciso ser cuidadoso e se preparar adequadamente para pedalar para evitar lesões nos joelhos. Posicionamento incorreto na bicicleta, músculos do joelho não condicionados, bicicleta não ajustada e treinamento errado são os principais fatores que prejudicam os joelhos.

ESPECIALISTA

O ciclista que sente dor no joelho ao pedalar deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da causa da dor no joelho podem evitar grandes problemas no futuro do ciclista.