DOR NO JOELHO DE ORIGEM ODONTOLÓGICA

Poucas pessoas sabem ou imaginam que um problema envolvendo a articulação do joelho pode ter origem em um problema bucal. A dor no joelho de origem odontológica é mais frequente do que se imagina. Processos inflamatórios e até mesmo infecções no joelho podem ter como origem patologias odontológicas. A higiene bucal pode evitar vários problemas de saúde, inclusive doenças no joelho.

DOR NO JOELHO DE ORIGEM ODONTOLÓGICA

Infecções na boca podem causar dor no joelho. As bactérias que causam infecções odontológicas podem entrar na corrente sanguínea e desencadear uma intensa resposta imunológica no organismo que pode comprometer várias partes do corpo, inclusive provocando artrite e dor nos joelhos. Estudos recentes encontraram uma ligação entre as bactérias que causam infecções dentárias e a artrite reumatóide, uma doença reumática causada por uma resposta imunológica do corpo à infecção odontológica. Foram identificadas bactérias causadoras de infecções bucais não apenas na cavidade oral, mas também na corrente sanguínea e no líquido sinovial da articulação do joelho. Essas bactérias podem criar anticorpos que atacam os tecidos do joelho, principalmente a cartilagem. Esses anticorpos provocam doenças autoimunes e foram identificados em joelhos de pacientes com artrite reumatóide e artrose. A artrite reumatóide e a artrose do joelho são doenças cujas causas não foram ainda totalmente esclarecidas. Problemas odontológicos podem fazer parte das várias causas ainda desconhecidas que podem provocar essas doenças. Existe ainda, em casos infecciosos mais graves, a possibilidade de a infecção bucal dar origem à infecção articular no joelho, que é chamada de artrite séptica. Isso acontece quando as bactérias da boca chegam na articulação trazidas pelo sangue.

DOR NO JOELHO DE ORIGEM DENTAL

INFECÇOES ODONTOLÓGICAS

Infecções odontológicas, particularmente aquelas causadas pela bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans, parecem estar relacionadas ao desenvolvimento de artrite reumatóide nos joelhos. A periodontite causada por essa bactéria, que compromete as gengivas e o osso ao redor dos dentes, pode desencadear a resposta autoimune causadora da artrite reumatóide.

SINTOMAS NO JOELHO

Os sintomas iniciais da artrite reumatóide no joelho são dor e sensibilidade na articulação. Com o passar dos dias os joelhos podem apresentar inchaço e/ou rigidez matinal. As pequenas articulações dos punhos, mãos e pés podem apresentar os mesmos sintomas antes que eles se manifestem nos joelhos. Fadiga e febre baixa também são sintomas que podem estar presentes. Os sintomas podem aparecer e desaparecer repentinamente.

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

O tratamento da infecção odontológica causadora de dor no joelho deverá ser feita por um cirurgião dentista e pode incluir vários tratamentos: antibióticos, drenagem de abscesso, limpeza profunda, tratamento de canal, cirurgia corretiva e até a extração dentária.

PREVENÇÃO

Doenças odontológicas podem ser prevenidas com a escovação diária dos dentes, uso diário de fio dental, uso diário de enxaguante bucal e visitas periódicas ao dentista para limpeza profilática e avaliação da saúde bucal.