DOR NO JOELHO DE ORIGEM VIRAL

A infecção causada por diversos vírus pode ter como um dos sintomas do quadro infeccioso viral a dor no joelho de início agudo. O diagnóstico de infecção viral pode ser difícil de ser confirmado num paciente com dor aguda no joelho e sem histórico de traumatismo recente, mas deve sempre ser considerado em todos os pacientes que procuram atendimento médico com queixa de dor que surgiu repentinamente no joelho. A dor no joelho da artrite viral costuma ser mais leve do a artralgia de doenças como artrose ou artrite reumatóide.

DOR NO JOELHO DE ORIGEM VIRAL

A infecção causada por vírus pode ter como sintoma dor no joelho. Isso acontece porque muitos vírus são responsáveis por causar artrite viral. Artrite viral é a inflamação articular causada por vírus. Os vírus mais comuns que provocam artrite viral e, consequentemente, dor no joelho são: parvovírus, alfavírus, rubéola, hepatite B, hepatite C, flavivírus, Epstein-Barr, HIV, caxumba, enterovírus, herpes, citomegalovírus, coronavírus, zika vírus e chikugunya. Os mecanismos que causam a artrite viral não são ainda bem compreendidos. A articulação do joelho pode ser invadida diretamente pelos vírus ( mecanismo direto ) ou sofrer ação das substâncias formadas pelo sistema imunológico em reação à infecção viral ( mecanismo indireto ). No caso de comprometimento articular viral, o tecido preferido pelos vírus é a membrana sinovial.

DOR NO JOELHO E HIV

A artrite induzida pelo HIV é muito mais comum do que se imaginava. A dor no joelho é o primeiro sintoma da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em pelo menos 30% dos pacientes infectados. A dor no joelho causada pelo HIV, no entanto, pode ocorrer em qualquer estágio da doença viral. Os pacientes com artrite induzida pelo HIV não correm risco de desenvolver artrite séptica, mas correm risco de desenvolver um quadro de piomiosite, artrite reativa e artrite psoriática.

DOR NO JOELHO E CORONAVÍRUS

A infecção pelo coronavírus pode provocar dor no joelho na fase aguda da infecção mas, após a pandemia, tem-se diagnosticado dor persistente no joelho pós-covid e/ou o aumento da intensidade da dor de doenças pré-existentes à infecção pelo covid como a artrose.

DOR NO JOELHO CAUSADA POR VÍRUS

SINTOMAS DE ARTRITE VIRAL

Os sintomas de artrite viral no joelho dependem do vírus específico causador da infecção. O quadro mais comum é um episódio autolimitado de artrite poliarticular simétrica. Monoartrite é incomum. Febre, erupção cutânea e linfadenopatia são comuns em casos de artrite viral. Uma artrite viral pode ser confundida com uma doença reumática porque os sintomas são parecidos. O diagnóstico diferencial deve ser feito com lúpus, psoríase, doença de Lyme, gonorreia, artrite reumatóide, artrose e espondilite anquilosante.

O diagnóstico de artrite viral no joelho é principalmente clínico. Não existem exames específicos ou uma apresentação clínica específica que seja sugestiva de artrite viral. Testes sorológicos podem ser solicitados contra vírus específicos suspeitos baseado em dados clínicos e epidemiológicos.

Dor no joelho de origem viral é tratada sintomaticamente. A dor e a inflamação no joelho diminuem com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e paracetamol. Medicamentos antivirais são indicados nos casos de infecção por HIV e hepatites B e C.

PROGNÓSTICO

A dor no joelho da artrite viral é um distúrbio autolimitado na maioria dos pacientes. Não existe um tratamento específico para esse tipo de artrite. A recuperação acontece dentro de algumas semanas e costuma ser completa, sem deixar sequelas no joelho.