DOR NO JOELHO DEPOIS DO TREINO
Dor no joelho depois de um treino é uma queixa bastante comum para várias pessoas. A dor no joelho após um treinamento pode deixar a pessoa preocupada em relação à possibilidade de alguma lesão na articulação. Entender por que o joelho está dolorido depois de um treino inclui a observação de quando a dor aparece, qual a sua localização e como ela diminui ou desaparece. Quem treina precisa estar atento a qualquer sintoma que apareça e que possa ter relação com o treinamento. Não observar esses detalhes pode resultar no aumento da extensão e da gravidade de uma lesão no joelho. Aprender quando pode continuar treinando com dor no joelho e quando não pode é importante para manutenção da boa saúde articular.
DOR NO JOELHO DEPOIS DO TREINO
Dor no joelho depois do treino normalmente tem relação com a presença de um processo inflamatório. Compressas de gelo e um medicamento anti-inflamatório costumam ser suficientes para tratar a dor e fazê-la desaparecer. Avaliar o tênis que está sendo usado nos treinos e também conversar com o instrutor para identificar se os treinos não estão sendo feitos em excesso ou com técnica errada é a primeira providência quando se sente dor no joelho depois de um treino.
QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO?
Dor no joelho depois do treino costuma, na maioria das vezes, estar relacionada com a sobrecarga que a articulação recebe durante a prática esportiva. A dor costuma desaparecer sozinha algumas horas depois que ela surge. A dor só deve preocupar a pessoa quando a sua intensidade for muito forte, quando ela for recorrente ou quando associada a outros sintomas como inchaço, crepitações, calor local, falseios e febre. Nesses casos um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado para o diagnóstico e o tratamento corretos do problema causado pelos treinos.
LOCAL DA DOR
O joelho é uma articulação bastante complexa formada por vários tecidos diferentes. Ossos, cartilagem, cápsula articular, sinóvia, meniscos, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, nervos e músculos do joelho podem, qualquer um deles, provocar dor quando lesionados pelo excesso de treinamentos. Quem sente dor no joelho após um treino deve ficar atento a algumas características da dor que podem ajudar no diagnóstico da sua causa. Início, localização, intensidade, tipo da dor, irradiação, duração, o que faz a dor aliviar e a presença de sintomas associados são dados importantes para se descobrir a causa do processo álgico. A localização da dor pode indicar o local inflamado. Dor na frente do joelho, dor na lateral interna do joelho, dor na parte de fora do joelho e dor atrás do joelho indicam o comprometimento de estruturas totalmente diferentes. Da mesma forma, dor no joelho ao dobrar, dor no joelho ao ajoelhar, dor no joelho ao agachar, dor no joelho ao andar, dor no joelho ao correr e dor no joelho em repouso costumam ter a origem da algia em estruturas totalmente diversas.
ATIVIDADES DE IMPACTO
O joelho é o principal amortecedor do nosso corpo. Ele absorve o impacto de cada passo que damos. Quem participa de atividades de alto impacto, como corridas, voleibol e basquetebol, corre um risco maior de sentir dor no joelho depois do treino. Dores constantes no joelho relacionadas às atividades de alto impacto podem ser um sinal de sobrecarga articular. Alternar atividades de alto e baixo impacto pode ser a solução. As atividades do esporte de alto impacto devem ser intercaladas com atividades de baixo impacto como natação, uso do elíptico e pedalar na bicicleta.
ALONGAMENTO E FORTALECIMENTO
Exercícios para alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho são essenciais para todas as pessoas que praticam atividades físicas. Muitas vezes a dor no joelho depois do treino está relacionada a músculos enfraquecidos e com falta de alongamento. Alongar e fortalecer os músculos do joelho, nesses casos, faz a dor desaparecer.
EXCESSO DE ATIVIDADES
O repouso entre os treinos faz parte do treinamento. Muitas pessoas não entendem isso. O uso excessivo do joelho resulta em microtraumatismos das estruturas anatômicas que formam a articulação. Os diferentes tecidos do joelho têm uma tolerância ao excesso de atividade física que não deve ser ultrapassada. Tendinites, síndrome do trato iliotibial, condromalácia e hoffite, por exemplo, são lesões típicas do excesso de atividades físicas. O limiar da dor deve ser respeitado durante a prática de qualquer atividade física.
PREVENÇÃO
A dor no joelho depois do treino pode ser prevenida com alguns cuidados simples. Fazer aquecimento antes de iniciar as atividades físicas. Alongar e fortalecer os músculos do joelho. Não exceder na força nem na repetição dos exercícios. Usar tênis adequados. Seguir as orientações do treinador quanto à técnica correta dos exercícios. Quando sentir algum desconforto ou dor, avisar o treinador e observar a localização e as características da dor. Se necessário, consultar um médico especialista.