DOR NO JOELHO E ZUMBA
Dor no joelho durante ou após aulas de zumba são uma queixa relativamente comum entre os alunos que praticam esse tipo de atividade física. Zumba é uma atividade física muito divertida que mistura ginástica aeróbica com danças latinas. Os joelhos podem ser bastante sobrecarregados durante uma aula de zumba. As aulas são divididas em vários níveis que vão do nível iniciante até o nível avançado. Quanto mais alto o nível da aula de zumba, mais intensas são as atividades físicas.
ZUMBA
Zumba é o nome de um programa para melhora da forma física inventado pelo coreógrafo colombiano Beto Pérez na década de 1.990. Na zumba movimentos de ginástica aeróbica se misturam com danças latinas como a salsa, o merengue, o reggaeton e o mambo. As aulas são divididas em diversos níveis de intensidade que variam de iniciante até avançado. A melhora da condição física é obtida de maneira rápida e divertida. A prática da zumba se espalhou rapidamente da Colômbia para todo o mundo, sendo hoje praticada em mais de 200 países. Quem pratica zumba tem vários benefícios: melhora do condicionamento cardiovascular, melhora da força muscular, melhora do equilíbrio e da propriocepção, melhora da autoestima, desenvolvimento da sensualidade, melhora da socialização e alívio do estresse. Pessoas de todas as idades e condições físicas podem praticar e se beneficiar da prática da zumba.
DOR NO JOELHO
Dor nos joelhos são uma queixa frequente entre os praticantes de zumba. Os joelhos são muito exigidos durante as aulas e podem começar a doer, principalmente nos alunos iniciantes que não estão muito acostumados com atividades físicas mais intensas. Algumas pessoas precisam deixar as aulas porque não aguentam as dores nos seus joelhos. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por diversas estruturas como ossos, músculos, cartilagem, meniscos, ligamentos e tendões. Todas essas estruturas precisam trabalhar em harmonia para executar os movimentos do joelho. A sobrecarga que o joelho sofre durante a prática da zumba, com seus impactos e movimentos repetitivos, pode causar lesões em qualquer uma das estruturas que formam a articulação do joelho. A prática da zumba pode provocar lesões e/ou piorar lesões pré-existentes.
LESÕES NO JOELHO
Segundo a American Academy of Orthopaedic Surgeons ( AAOS ), o joelho é a articulação mais lesionada durante a prática da zumba. As lesões mais comuns nos joelhos dos praticantes de zumba são: distensão muscular, tendinite, entorse, condromalácia patelar, lesão condral e lesão meniscal.
PREVENÇÃO
Lesões nos joelhos durante as aulas de zumba podem ser prevenidas com alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho, aquecimento antes das aulas, uso de tênis com bom sistema de amortecimento, boa hidratação e prática correta dos movimentos da zumba, que devem ser orientados por um profissional certificado. Também é importante que o aluno faça aulas no grupo de alunos do seu mesmo nível.
ESPECIALISTA
Praticantes de zumba que sentem dores nos seus joelhos devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para avaliação e tratamento da causa da dor. Quanto mais cedo se faz o diagnóstico do problema, melhor é o prognóstico.