DOR NO JOELHO NA CADEIRA FLEXORA E EXTENSORA

DOR NO JOELHO NA CADEIRA FLEXORA E EXTENSORA

Dor no joelho na cadeira flexora e extensora é uma queixa relativamente comum entre alunos de academias de ginástica. A cadeira flexora e extensora é um aparelho muito utilizado nas aulas de musculação para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. Os joelhos são bastante sobrecarregados com os exercícios feitos na cadeira, tanto na flexão como na extensão da articulação. Dor e lesões nos joelhos podem ser causadas nos exercícios na cadeira flexora e extensora. Lesões prévias podem ser agravadas. Aluno e instrutor ficam preocupados quando a dor no joelho aparece nesse tipo de exercício. Não é normal sentir dor no joelho durante os exercícios de flexão e extensão da articulação.

DOR NO JOELHO NA CADEIRA FLEXORA E EXTENSORA

Dor no joelho na cadeira flexora e extensora é uma queixa comum de alunos de musculação em academias. A cadeira flexora e extensora é um dos equipamentos mais utilizados nas academias de ginástica para o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. Os principais músculos do joelho, o quadríceps femoral e os isquiotibiais, são bastante exigidos na cadeira flexora e extensora e a articulação do joelho é sobrecarregada. Desconforto e dor nos joelhos podem surgir devido ao excesso de carga, excesso de repetições, execução incorreta dos exercícios e presença de lesões prévias. Os exercícios na cadeira flexora e extensora devem ser feitos com orientação de um educador físico. A prevenção da dor nos joelhos nesses exercícios é importante para manter a integridade da articulação do joelho. Entender as causas da dor no joelho na flexão e na extensão da articulação contra uma resistência ajuda o instrutor a implementar estratégias para prevenção ou agravamento de lesões nos joelhos dos alunos. Com uma estratégia definida para cada aluno, o instrutor objetiva permitir que os alunos mantenham os seus treinamentos de força muscular dos membros inferiores sem comprometer a saúde dos joelhos.

CAUSAS PRINCIPAIS

As causas principais de dor e/ou do aparecimento de lesões nos joelhos durante os exercícios na cadeira flexora e extensora são: técnica incorreta dos movimentos, excesso de carga, excesso de repetições, fraqueza e falta de alongamento dos músculos do joelho e presença de lesões prévias nos joelhos.

DOR NO JOELHO CADEIRA FLEXORA E EXTENSORA

LESÕES PRINCIPAIS

As principais lesões que os exercícios na cadeira flexora e extensora podem provocar nos joelhos são: síndrome patelar dolorosa, condromalácia patelar, artrose patelofemoral, artrose, tendinite patelar, tendinite quadricipital, hoffite e lesões nos meniscos. Outras lesões menos comuns incluem a distensão muscular, lesões nos ligamentos e lesões da cartilagem femoral e tibial.

PREVENÇÃO

Dor no joelho na cadeira flexora e extensora pode ser prevenida com alguns cuidados. O mais importante deles é sempre fazer os exercícios sob a supervisão de um educador físico. O instrutor deverá ser informado sobre qualquer lesão prévia nos joelhos, desconforto e/ou dor durante a execução dos exercícios. Não é recomendado usar faixas ou joelheiras durante os exercícios na cadeira flexora e extensora porque eles aumentam a pressão entre a patela e o fêmur e podem comprometer a cartilagem da articulação patelofemoral. O descanso entre as séries de exercícios também é importante.

ESPECIALISTA

Praticantes de musculação que sentem desconforto e/ou dor durante a prática de exercícios na cadeira flexora e extensora devem parar temporariamente esse tipo de exercício e consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa da dor.