DOR NO JOELHO NA EQUITAÇÃO

DOR NO JOELHO NA EQUITAÇÃO

Dor no joelho na equitação é uma queixa relativamente comum entre cavaleiros e amazonas de todos os níveis durante as suas montarias. Independentemente do nível de experiência do cavaleiro, quase todos já experimentaram ou irão ainda experimentar algum grau de desconforto e dor no joelho. A dor no joelho na equitação pode variar de um leve desconforto até uma condição de dor crônica forte que pode prejudicar a prática da montaria equestre.

DOR NO JOELHO NA EQUITAÇÃO

Dor no joelho na equitação pode prejudicar o cavaleiro ou a amazona na montaria do seu cavalo. Depois da coluna lombar, o joelho é o local mais frequente de queixas de dor nos cavaleiros. Várias causas podem provocar dor no joelho durante a equitação. A causa mais comum de todas é o posicionamento inadequado do corpo do cavaleiro durante a montaria. A flexão constante das pernas, associada à postura incorreta e tensa do corpo, sobrecarrega as estruturas que formam a complexa articulação do joelho, resultando em desconforto articular e dor. O risco de lesões no joelho é aumentado quando o cavaleiro não mantém uma posição equilibrada e confortável quando cavalga por longos períodos. A segunda causa mais comum de dor no joelho ao se montar um cavalo é o uso de equipamentos inadequados. Uma sela mal ajustada e estribos desconfortáveis e/ou mal regulados alteram a biomecânica dos joelhos durante a cavalgadura, gerando tensões articulares e dor. A terceira causa mais comum de dor no joelho na equitação é a falta de condicionamento físico do cavaleiro. A equitação é uma atividade física que exige força e flexibilidade, especialmente dos músculos das pernas, quadris e músculos do tronco. O fortalecimento e alongamento desses grupos musculares é fundamental para que os joelhos suportem a pressão articular da equitação de forma equilibrada.

CONSEQUÊNCIAS DA DOR NO JOELHO PARA O CAVALEIRO

A dor no joelho de cavaleiros e amazonas pode evoluir para lesões mais graves se não for diagnosticada e tratada corretamente. Lesões ligamentares, lesões meniscais, lesões nas cartilagens e até artrose podem comprometer a performance do cavaleiro, influenciando negativamente o desempenho em treinos e competições.

DOR JOELHO EQUITAÇÃO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor no joelho na equitação é feito pelo exame físico do joelho do cavaleiro e por exames complementares. O exame mais importante para avaliação da articulação do joelho é a ressonância magnética.

TRATAMENTO

O tratamento da causa da dor no joelho nos praticantes de equitação é direcionado para a causa da dor que foi diagnosticada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento é conservador com repouso das atividades, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Alguns casos de lesões mais graves podem precisar de intervenção cirúrgica.

PREVENÇÃO

Manter uma boa postura durante a montaria, escolher equipamentos adequados e ajustá-los corretamente, além de alongar e fortalecer os músculos dos membros inferiores, com ênfase aos músculos do joelho, é fundamental para prevenção da dor no joelho durante a equitação.

ESPECIALISTA

Cavaleiros e amazonas que sentem dor no joelho durante a equitação devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a causa da dor. Pequenas lesões podem evoluir para problemas mais sérios se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.