
DOR NO JOELHO NA JARDINAGEM
Dor no joelho na jardinagem é um sintoma bastante comum entre as pessoas que praticam a jardinagem profissionalmente ou por lazer. A jardinagem é a prática de embelezar ambientes através do cultivo e manutenção de plantas. A prática da jardinagem exige que o jardineiro adote posições, como agachar e ajoelhar, que colocam estresse sobre os joelhos. Esse estresse pode provocar dor e lesões na articulação do joelho. A jardinagem é uma atividade prazerosa e relaxante, que pode ser comprometida por dores nos joelhos durante a sua prática.
DOR NO JOELHO NA JARDINAGEM
Dor no joelho na jardinagem, também conhecida como dor do jardineiro, é a dor referida na articulação do joelho pelo praticante da jardinagem. A prática da jardinagem exige que o jardineiro adote várias posições para cavar, plantar, podar e colher, além de carregar materiais pesados. Essas posições, como agachar e ajoelhar por várias vezes, sobrecarregam os joelhos, podendo desencadear desconforto, dor e até lesões. Os joelhos são sobrecarregados pelo esforço físico repetitivo e/ou posturas inadequadas durante o cuidado com as plantas.
CAUSAS COMUNS DE DOR NO JOELHO NA JARDINAGEM
A dor que os jardineiros sentem nos joelhos durante a prática da jardinagem costuma ter três causas: posturas incorretas, movimentos repetitivos e excesso de carga. Agachar-se, ajoelhar-se ou ficar curvado por longos períodos de tempo sem apoio adequado, fazer movimentos repetitivos e de forma contínua sem pausas regulares e levantar e/ou carregar objetos pesados são as principais causas de sobrecarrega da articulação do joelho em jardineiros que pode resultar em dor e/ou lesões.

PREVENÇÃO
A dor no joelho na jardinagem pode ser prevenida com alguns cuidados: usar apoio adequado, como um banco de jardinagem, para reduzir a pressão sobre os joelhos, variar as posições para evitar sobrecarga excessiva em apenas um dos joelhos, usar joelheiras almofadadas para proteção dos joelhos e alongar e aquecer os músculos do joelho antes da prática da jardinagem.
DIAGNÓSTICO
A causa da dor no joelho na jardinagem, principalmente se for recorrente, deve ser diagnosticada e tratada corretamente. O diagnóstico da causa da dor é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares. O melhor exame para avaliação da articulação do joelho é a ressonância magnética. Condromalácia, bursite pré-patelar, bursite infrapatelar, artrose, lesão meniscal e tendinites são os diagnósticos mais comuns que provocam dores nos joelhos dos jardineiros.
TRATAMENTO
O tratamento da dor no joelho dos jardineiros é direcionado à causa da dor diagnosticada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento é conservador com repouso, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Alguns casos podem precisar de intervenção cirúrgica.
ESPECIALISTA
O jardineiro que sente dor nos seus joelhos durante a prática da jardinagem deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a causa da dor. Pequenas lesões podem evoluir para quadros mais sérios se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.