DOR NO JOELHO NA MENSTRUAÇÃO

Dor no joelho durante na menstruação é um dos sintomas que as alterações hormonais podem provocar no corpo da mulher. Todo mês milhões de mulheres experimentam uma grande variação emocional e de mudanças físicas no corpo durante o período menstrual. Cólicas abdominais são bastante comuns. Um dos aspectos pouco conhecidos é que a dor nesse período do mês pode se manifestar para além da região abdominal e afetar também as articulações. O joelho, por ser a maior articulação do corpo, é um dos locais onde as mulheres podem sentir dor durante a menstruação.

DOR NO JOELHO NA MENSTRUAÇÃO

Algumas mulheres percebem que durante o período menstrual os joelhos ficam doloridos. Dor no joelho na menstruação é um dos possíveis sintomas que as mulheres podem experimentar durante o período menstrual. O ciclo menstrual é regulado por dois principais hormônios: o estrogênio e a progesterona. Os níveis sanguíneos desses hormônios flutuam durante o mês. As variações hormonais do estrogênio e da progesterona interferem nas respostas inflamatórias do corpo da mulher, podendo afetar as articulações causando desconforto e dor. O joelho é a maior articulação do corpo e, portanto, é a articulação onde o desconforto e a dor causados pela flutuação hormonal do estrogênio e da progesterona é mais evidente. Cada mulher sente as dores menstruais nos seus joelhos de forma diferente e em certos momentos do ciclo menstrual. Algumas sentem apenas um desconforto articular enquanto que outras sentem dores fortes o suficiente para comprometer as suas atividades diárias. As mulheres que sentem dor nos seus joelhos de forma mais intensa podem ter que se afastar do trabalho e da escola por até três dias todos os meses.

MENSTRUAÇÃO

Menstruação é a descamação do endométrio ( mucosa do útero ) acompanhada de sangramento. É um processo fisiológico que ocorre em ciclos mensais nas mulheres durante a fase reprodutiva, exceto durante a gestação. A menstruação é sinal de que não houve fecundação naquele mês, ou seja, a mulher não engravidou. A menstruação começa na puberdade ( menarca ) e para permanentemente na menopausa. O sangramento menstrual é eliminado através da vagina. Ele dura entre 4 e 8 dias. Os ciclos menstruais variam de 24 a 38 dias, sendo que a média é de 28 dias na maioria das mulheres. O ciclo menstrual é regulado por hormônios. O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios do ciclo menstrual. Eles preparam o útero e as mamas para uma possível fecundação.

DOR NO JOELHO MENSTRUAÇÃO

CAUSAS MAIS COMUNS

Estudos identificaram as principais possíveis causas de dor nos joelhos durante a menstruação. A inflamação no corpo da mulher aumenta à medida que os níveis de estrogênio caem na fase lútea do ciclo menstrual. Prostaglandinas produzidas durante a menstruação podem provocar dor e aumento da sensibilidade nas articulações. A retenção de líquido corporal durante a menstruação pode pressionar as articulações e provocar desconforto e dor. A dor pélvica da menstruação pode irradiar para as articulações próximas. Mulheres com endometriose ou síndrome do ovário policístico são mais propensas a dores nos joelhos durante a menstruação. Histórico familiar de dor nos joelhos durante a menstruação, doenças autoimunes, sedentarismo e excesso de peso também contribuem para a mulher sentir dor no joelho no período menstrual1.

DURAÇÃO DA DOR

A duração da dor nos joelhos durante a menstruação varia de mulher para mulher. Algumas sentem o desconforto e/ou a dor articular por um ou dois dias. Outras mulheres sentem as dores nos joelhos durante todo o seu período menstrual. A dor no joelho na menstruação costuma ser temporária e controlável.

COMO ALIVIAR A DOR

Mulheres que sentem dor no joelho no período menstrual podem aliviar a dor com a prática de exercícios leves como caminhada e natação. Compressa quente, pomada para dor, remédio para dor, massagem e terapia hormonal são medidas que ajudam no alívio da dor nos joelhos causadas pela menstruação.